terça-feira, setembro 07, 2010

Teologia é importante!

Estava aproveitando agora pouco para visitar os blogs dos amigos e vi esse vídeo interessante no blog de uma amiga. Recomendo o blog Vivendo Amando e Aprendendo.
Vejam o vídeo abaixo e aprendam porque teologia é importante.
Vou repetir mais uma vez: teologia é importante!

Teologia é importante from iPródigo on Vimeo.

Aproveitando, eu tenho um post com um quadrinho do Peanuts que também explica isso.

Leia aqui.

7 comentários:

VIVENDO AMANDO E APRENDENDO disse...

Also Sweet

Abraçooos... =D

Darius disse...

O Maurilo diz que a teologia é importante mas não diz porquê.

A teologia consiste em especulações sobre matérias inacessíveis, até agora, ao conhecimento definido pelo que eu não vejo qual a importância que possa ter.

Por outras palavras, a teologia estuda “Deus” e o sobrenatural que, como objecto de estudo, é inacessível e inalcançável o que me leva a pensar que a importância da teologia está em considerar que as doenças são castigos divinos para os nossos pecados.

Saudações

Darius

Maurilo e Vivian disse...

Eu estava esquecendo de responder.
Darius, se você acha que não foi dito porque Teologia é importante, você não viu o vídeo com atenção. Veja novamente e você terá sua resposta.
Existem várias matérias inacessíveis ao conhecimento definido, como ética, filosofia e lógica. Ainda assim, todos são áreas de estudo. Assim o é com Teologia.
Mas Deus não é inacessível ou inalcancável. Ele é transcendente, mas ainda assim passível de estudo, tanto pela sua revelação geral pra humanidade quanto pela sua revelação especial.
Se você acha que a importância da Teologia está em "em considerar que as doenças são castigos divinos para os nossos pecados" você ainda tem muito o que aprender. Especialmente em como caracterizar melhor as crenças das pessoas.
Abraços.

Darius disse...

Caro Maurílo

Se pretende saber efectivamente o que se pode esperar da teologia leia um dos mais esclarecedores textos sobre isso.

Cordiais Saudações
Darius

Maurilo e Vivian disse...

Darius obrigado pelo texto. Eu ainda não o conhecia, apesar de não ter apresentado nada de novo, especialmente depois de ter lido "Deus, um delírio". As afirmações de Dawkins são sempre na mesma linha.
O autor faz algumas afirmações assustadoras. Uma delas é que ele sabe como o mundo químico pode se transformar em biologia. Se ele tem esse conhecimento, porque está segurando para ele? Isso seria digno de um premio nobel. Até pouco tempo atrás eu vi Dawkins afirmar que panspermia seria uma boa explicação para a origem da vida na Terra.
Enfim, é engraçado que sem teologia, provavelmente ciência não existiria. A teologia informou os primeiros cientistas sobre a constância de nosso universo, pois foi criado por um Deus que é ordeiro e essa ordem poderia (e é encontrada) em nosso universo.
Sem teologia, Dawkins não poderia ter base para dizer que aquilo que os cientistas fazem é bom ou é mal. A teologia nos diz que os padrões morais que vemos são transcendentais e a partir daí podemos buscar o que é bom e o que é mal.
Sem teologia, não haveria ciência.
Se você acha que esse texto de Dawkins é um dos mais esclarecedores sobre o papel da teologia, então meu amigo, você tem muito trabalho pela frente.
Mas como disse no outro comentário, talvez seja uma questão mais de vontade, do que de lógica.

Darius disse...

Caro Maurílo

Sem teologia, não haveria ciência.

Errado. Sem ciência não existiria essa “máquina” chamada computador e esse “caminho” chamada Internet por onde são divulgadas crenças teológicas, algumas das quais apelando a uma nova época de regressão. Com teologia a humanidade não saía dos “mosteiros”, não evoluía, vivia parada no tempo, estagnada.
Basear crenças em ideias abstractas que não se consegue explicar não é caminho para lado nenhum. É zero.

Enfim, é engraçado que sem teologia, provavelmente ciência não existiria.

Dizer que epidemias são castigos divinos é uma manifestação de ignorância encapotada como conhecimento. A teologia é o inverso da ciência porque arroga-se como dona da verdade sem apresentar qualquer tipo de provas.

A teologia informou os primeiros cientistas sobre a constância de nosso universo, …

Errado. A teologia diz que tudo foi “feito” por uma divindade mas não explica, por ignorância, limitações e desconhecimento, todas essas galáxias e seus mistérios químicos e físicos.

…pois foi criado por um Deus que é ordeiro e essa ordem poderia (e é encontrada) em nosso universo.

A teologia atribui a criação do universo a uma divindade que não consegue provar e a algumas fábulas irracionais.
Ao invés, tudo que a ciência afirma e regista é escorado em provas documentadas. O controlo e erradicação de doenças – ou “castigos divinos” como é designado pela teologia –, deve-se á ciência. Os avanços e melhoramentos da humanidade devem-se á ciência. Os hospitais, aonde se curam e tratam pessoas são centros de ciência.
Todo o desenvolvimento é ciência, tecnologia, evolução.

Poderá indicar algo com que a teologia tenha contribuído para o melhoramento ou desenvolvimento da humanidade?

Saudações
Darius

Maurilo e Vivian disse...

Ok meu amigo, vou deixar você ter a palavra final aqui. Como estou publicando uma série de artigos que repondem diretamente a algumas das questões aqui abordadas, os textos servirão como respostas.
Abraços.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...