quinta-feira, setembro 30, 2010

O ambiente “cristão” do Orkut


Essa semana resolvi me envolver um pouco mais nos debates das comunidades cristãs do Orkut. Achei que era hora de testar algumas das coisas que temos aprendido, compartilhar idéias e aprender. Achei que seria uma experiência legal e enriquecedora e seria interessante por ser em um ambiente cristão. Me enganei totalmente.
Entrei em algumas comunidades, vi alguns tópicos que achei interessantes e postei meus comentários e idéias. Voltei à noite para ver as respostas. E que respostas!
Fiquei surpreso com a agressividade daqueles que discordavam dos meus pontos. Eu não me incomodo com alguém discordar de mim, mas sempre me incomodou quando alguém faz ataques ad hominem e não abordam diretamente o assunto discutido. E o pior, praticamente todos se consideravam cristãos! Mas pelo palavreado, dificilmente poderiam ser considerados assim. Eu quase senti falta das minhas discussões com o Darius. Pelo menos ele é mais consistente e um pouco mais respeitoso.
O que também me assustou foi o pouco conhecimento de teologia e de Bíblia das pessoas ali. Muitas simplesmente não conheciam o que a Bíblia diz e faziam afirmações teológicas totalmente sem sentido. Parecia um grande buffet de idéias desconexas que pouco lembrariam o cristianismo clássico. Fiquei assustado.
Além de uns loucos, como um que fez uma ginástica com letras para provar que o nome Jesus é do diabo, que deveríamos chamar Jesus pelo nome dele original em hebraico. E que o nome Jesus era uma variação de Zeus. Detalhe, tudo isso e muito mais foi revelado a ele diretamente por Deus e que se eu quisesse saber mais, deveria comprar a apostila.
Enfim, essa foi minha primeira experiência em comunidades cristãs (???) no Orkut, mesmo depois de muitos anos como membro.
Mas não vou desistir. Tenho certeza que existe algo ali importante para compartilhar idéias e também aprender. Nem todos ali são agressivos ou incapazes de sustentar um pensamento teológico coerente. Vou continuar enquanto der.
Mas que foi uma surpresa, isso foi.

3 comentários:

Nana disse...

Muito interessante sua colocação. Realmente, parece q na internet podemos "esquecer" certas posturas e agirmos como quiser. Mas, mesmo aqui, carregamos o título CRISTÃO e temos q dar bom testemunho. Bjs e fik com Deus.

Darius disse...

Caro Maurílo

Eu quase senti falta das minhas discussões com o Darius. Pelo menos ele é mais consistente e um pouco mais respeitoso.

Aceito isto como um cumprimento pois é agradável saber que duas pessoas com ideias divergentes conseguem “comunicar”. E aceito também para confirmar que o “não crente” é mais tolerante do que aquele que “acredita”.

Maurílo, apenas um pequeno comentário para dizer que existem (repare na conjugação do verbo) várias interpretações, ou opções de interpretação, da doutrina “publicitada” pelas “escrituras” e todas elas se arrogam de verdadeiras.
Esse é um problema com que os crentes têm que conviver e acredito que eternamente porque só a verdade é absoluta e só a verdade concede validade.

Saudações
Darius

Ps.: Se os cristãos assumem entre si este tipo de atitude, questiono se a mensagem que pretendem transmitir é mesmo sobre um deus misericordioso.

Maurilo e Vivian disse...

Olá Darius.
Sim, é um tipo de elogio. Eu discordo totalmente das suas afirmações, mas respeito você e acho que essas coisas devem sim ser discutidas.
Em algumas situações, o não crente é um pouco mais tolerante. Mas nem sempre, e existe também a questão que eu sou muito mais condescendente com alguém de fora da fé do que alguém de dentro da fé. Eu não espero que você aja como um cristão, por que isso seria contrário às suas convicções. Então, existe uma perspectiva diferente em relação ao não cristão.
Sim, existem várias interpretações, mas isso nào quer dizer que nenhuma delas está certa. Uma pode estar certa, outra errada. Ambas podem estar erradas. Mas não necessariamente. Além do mais, se você realmente acredita que está certo, não é arrogante declarar isso. Você acredita que está certo e tenho certeza que não se considera arrogante.
Quando vemos aqueles que se dizem cristãos agindo de forma diferente dos ensinos do cristianismo, o problema não está com a mensagem, mas com essas pessoas. Existem muitos hipócritas no meio religioso e isso é inegável. O que faz deles hipócritas é exatamente o fato de dizerem seguir uma coisa e fazerem diferente. Se eles fosse coerentes com a mensagem do cristianismo, agiriam diferente.
Portanto, o problema não está com a mensagem.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...