terça-feira, dezembro 28, 2010

Quando um Humano é um Ser Humano?


Gregory KouklStand to Reason
Tradução Pés Descalços

Um resposta simples para dar da próxima vez que alguém disser que o não nascido é “um ser humano, mas não uma pessoa.”

Um bebê é completamente humano desde a concepção. Não existem dúvidas sobre isso. Mesmo dizendo que é completamente humano está faltando algo. Note isso. A lei da identidade: uma coisa é ela mesma e não outra coisa. O que isso significa é que seja o que for que algo é, ele continua sendo o que é enquanto existir. As coisas não mudam de uma coisa essencial para outra coisa essencial.
As pessoas dizem, e se você se tornasse um gato? É impossível para você se tornar um gato porque um gato é uma substância essencial diferente. Se você se tornar um gato, alguém poderia perguntar, o que existe no gato que é o mesmo que você era? Não existe nada no gato que seja remotamente humano e não existe nada em um humano que seja remotamente gato. Mesmo a alma de um gato é um diferente tipo da alma humano, portanto você jamais poderia se tornar um gato. Você seria destruído e algum cato criado no seu lugar ou talvez modelado de suas moléculas físicas, mas isso não faria de você um gato.

As coisas não mudam sua natureza essencial. O que mudam são suas propriedades. Elas ficam maiores, menores, mudam cor do cabelo, mudam textura, crescem apêndices. Mas aquilo que são não muda. Você tinha 2 ou 3 quilos em algum momento da sua vida, agora você é muito maior. Só porque você é maior não quer dizer que você é mais humano. Existe mais do seu corpo físico, mas não mais de você mesmo. Você ainda é o mesmo você que era – humano. Você era totalmente humano quando foi concebido; você era totalmente humano quando nasceu; você era totalmente humano quando era vinte vezes maior do que o seu tamanho quando nasceu. Suas propriedades mudaram; sua característica essencial não. A natureza da sua humanidade não muda.

Agora, quando um ser é trazido à existência, esse ser se mantém o mesmo até sua destruição. Não se torna mais humano porque humanidade não é uma coisa do tipo quantitativa. Se esse fosse o caso, poderíamos dizer que pessoas que não possuem certas características ou possuem menos dessas características que outros são menos humanos. Se humanidade fosse auto-consciência, por exemplo, então aqueles que estão mais sintonizados consigo mesmos são mais humanos e aqueles em menos sintonia consigo mesmos menos humanos. Se fosse inteligência, então aqueles mais inteligentes são mais humanos e merecem mais direitos e aqueles menos inteligentes são menos humanos e não merecem o mesmo tipo de respeito.

O que estamos falando é sobre as mudanças nos atributos, ou tecnicamente falando, propriedades. Não estamos falando sobre mudanças de natureza. Então quando o novo ser humano vem a existência na concepção (a propósito isso é uma realidade científica indiscutível, não está mais aberto para debate) esse ser se mantém o mesmo até a extinção de sua existência. O ser que vem a existência da junção de dois seres humanos também é um ser humano. É a Lei da Biogênese que diz que tudo recria de acordo com a sua própria espécie. Não é possível para dois seres humanos produzir um descendente que não é da mesma espécie, que não é humano. A humanidade é um fato do momento da concepção. É totalmente humano. Não existe graduação nesse sentido. Existe apenas graduação de desenvolvimento.

Esse ponto é admitido pelos mais sofisticados filósofos que defendem a escolha em questões sobre o aborto. Você vai encontrar muitas pessoas que não são sofisticadas que usam esse e outros argumentos ruins. O que eles tentam fazer é uma distinção entre humanidade e personoalidade, mas chegasse no mesmo problema.

Como eu sei que o não nascido é uma pessoa desde a concepção? Porque é humano desde a concepção. Seres humanos são seres do tipo pessoal. Personalidade é uma qualidade que é inerente à natureza humana. Não é uma propriedade que se desenvolve mais tarde. Um humano é um ser do tipo pessoal. Existem outros seres pessoais, a propósito. Anjos, por exemplo. Ou Deus, teoricamente, se Ele criou e tem atributos pessoais. Os atributos não O fazem pessoal, eles apenas nos permitem identificá-Lo como o ser pessoal que Ele é. Então talvez existam outros seres que são pessoais, mas não existem seres humanos que não sejam pessoais porque todos os seres humanos são seres pessoais. Personalidade é a categoria maior, humanidade é a categoria menor. Eu sei que a personalidade começa na concepção porque é uma característica inerente à natureza.

Bem, talvez alguém não esteja disposto a aceitar toda essa filosofia e talvez você não seja capaz de articulá-la tão bem. Tudo bem. Aqui está uma saída. Quando alguém disser que é um ser humano mas não uma pessoa, pergunte qual a diferença? É uma pergunta justa porque aparentemente estão lhe oferecendo uma razão do porquê está tudo bem em tirar a vida de um outro ser humano inocente que não pode defender a si mesmo, mas está atrapalhando. Então, você pode dizer, se você está argumentando com bases tão pesadas em personalidade de forma que pode justificar a morte de um ser humano inocente, então parece razoável que você tenha claramente estabelecido o que é uma pessoa, se essa não é o mesmo que um ser humano.

Agora, 99% das vezes você não vai receber uma resposta porque as pessoas nunca pensaram direito sobre isso. Na verdade, isso é um artifício retórico. Uma maneira de encerrar a conversa. É uma forma de colocar o ponto de vista deles na sua cara e o fazer ficar quieto. Então você simplesmente o joga de volta para eles. Qual a diferença? Algumas vezes você vai encontrar alguém que vai tentar definir algum critério para personalidade. Existem duas respostas adicionais para uma lista de atributos de personalidade. Pergunte onde a pessoa conseguiu essa lista? Se a lista é arbitrária, por que você não faz uma lista também? Uma pessoa é alguém de cor branca. Se eles discordarem de você, pergunte por que eles podem justificar a lista deles mas desaprovar a sua.

O segundo problema com todas essas listas é que elas sempre desqualificam pessoas que claramente são seres humanos. Dizem que ciência de si mesmo é um critério. E as pessoa que estão em coma? Eles não são pessoas? Alguns extremistas vão dizer isso. Se eles não são pessoas eles não possuem direitos e podemos fazer todo o tipo de coisa com eles. Uma criança de dois meses de idade não consegue distinguir entre ela mesma e o ambiente em volta, então ela também não seria uma pessoa. Algumas pessoas como James Rachels vão dizer que os bebês não são pessoas e podemos matá-los. Você terá problemas com essas listas de personalidade porque terá humanos que claramente são pessoas mas são desqualificadas da lista mas terá outros seres que se qualificam, como chimpanzés e gorilas. Esses são os problemas com essas listas.

Link para essa postagem: http://ow.ly/3vsHC

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...