sábado, julho 28, 2012

A divindade do Espírito Santo




O Espírito Santo é Deus e, como já vimos, é uma pessoa. Negar esta verdade é insultá-lo, é fazer agravo ao Espírito Santo da graça (Hb 10:29), sendo tal pecado imperdoável: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do home, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt 12:32).


Divindade provada
O Espírito iguala-se ao Pai e ao Filho, tendo também um nome, pois o Senhor Jesus determinou que os seus discípulos batizassem “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19), o que seria absurdo se não fosse o Espírito Santo uma pessoa. Jesus prometeu dar os seus discípulos “outro Consolador” (João 14:16). A palavra “outro” é aqui, no original grego ἄλλος (allos), que significa “outro”, mas da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. Disse A. T. Robertson:  “Outro da mesma classe (allon, não heteron)”10. Se o Espírito fosse uma força ativa, impessoal, a palavra correta para “outro” seria ἔτερος (heteros), e não allos.
Também é bom não perder de vista a palavra “Consolador”, que no grego é παράκλήτος  (parakletos), que significa “ajudador”, “alguém chamado para auxiliar”, um “advogado”. Essa mesma palavra aparece em 1 João 2:1 com este signficado: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis: e se alguém pecar, temos um ADVOGADO (parakletos em grego) para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. Em outras palavras, Jesus dizia aos seus discípulos que estava voltando para o Pai, mas que continuaria cuidando da sua igreja, pelo seu Espírito Santo, seu parakletos, um como ele, que teria o mesmo poder para preservar seu povo.
Em Atos 5:3-4, o Espírito Santo é chamado nominalmente de Deus. Pedro perguntou a Ananias: “Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, e retivesse parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este designo em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Veja que Deus e o Espírito Santo aqui são a mesma divindade. Primeiro o apóstolo diz que Ananias mentiu ao Espírito Santo, e depois o mesmo Espírito Santo é chamado de Deus. O mesmo acontece com 2 Sm 23:2,3 “O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou”.
A parte final de 2 Co 3:18 nos diz: “... como pelo Espírito do Senhor”, mas a Versão Almeida Atualizada traduz assim: “...como pelo Senhor, o Espírito”. A expressão grega aqui, literalmente, seria: “Senhor Espírito”, mas o texto permite quatro traduções, assim: a) O Senhor do Espírito; b) o Espírito do Senhor; c) o Espírito que é o Senhor; d)Senhor, o Espírito. Esta última é a mais aceitável, porque o que o apóstolo quer mostrar é que o Espírito é o Senhor, embora o apóstolo o separe de Cristo em pessoa, identificando-o em natureza e divindade. O Senhor aqui é uma referência a Cristo. A STV, porém, impôs arbitrariamente a palavra “JEOVÁ”, para traduzir o vocábulo grego Kyrios, e com isso a TNM diz que o Espírito Santo é Jeová, o que vem contrariar os próprios princípios da organização. O tiro saiu pela culatra, pois ficam obrigados a admitir que o Espírito Santo é Jeová, embora o neguem nominalmente. Assim está expresso no próprio texto que eles fabricaram. Caíram na própria armadilha.


Atributos da divindade no Espírito Santo
Vejamos agora os atributos da divindade no Espírito Santo, revelados na Bíblia:

a) O Espírito Santo é onipotente (Zc 4:6; Rm 15:19).
b) O Espírito Santo é onipresente (Sl 139:7-10).
c) O Espírito Santo é onisciente (1 Co 2:10,11).
d) O Espírito Santo é eterno (Hb 9:14).
e) O Espírito Santo é criador (Jó 26:13; 33:4; Sl 104:30).
f) O Espírito Santo gerou Jesus Cristo (Lc 1:35).
g) O Espírito Santo é a verdade (1 Jo 5:6).
h) O Espírito Santo é o Senhor da Igreja (At 20:28).
i) O Espírito Santo é chamado de Javé (Jz 15:14 comp. 16:20; Ex 17:7 comp. Hb 3:7-9; Nm 12:6 comp. 2 Pe 1:21; Is 6:9 comp. At 28:25,26; Ez 8:1,3).
j) O Espírito Santo é aquele que dá a vida eterna (Gl 6:8).
l) O Espírito Santo é o guia do seu povo (Sl 143:10; Is 63:14; Rm 8:14; Gl 5:18).
m) O Espírito Santo é o santificador dos fiéis (Rm 15:16; 1 Pe 1:2).
n) O Espírito Santo é aquele que habita nos fiéis (Jo 14:17; Rm 8:11; 1 Co 3:16; 6:19; 2 Tm 1:14; Tg 4:5).
o) O Espírito Santo é santo (Rm 15:16; 1 Jo 2:20).
p) O Espírito Santo é fonte de poder e milagres (Mt 12:28; At 2:4; 1 Co 12:9-11).
q) O Espírito Santo é o autor do novo nascimento (Jo 3:5,6; Tt 3:5).
r) O Espírito Santo é o autor da vida (Ez. 37:14; Rm 8:11-13).
s) O Espírito Santo é o distribuidor dos dons espirituais (1 Co 12:7-11).
t) O Espírito Santo é o conhecedor do coração do homem (Ez 11:5; Rm 8:26,27; 1 Co 12:10; At 5:3-9).
u) O Espírito Santo é conhecedor do futuro (Lc 2:26; Jo 16:13; At 20:23; 1 Tm 4:1; 1 Pe 1:11).
v) O Espírito Santo é salvador (Ef 1:13; 4:30; Tt 3:4,5).
x) O Espírito Santo é sábio (Is 11:2; Jo 14:26; Ef 1:17).

Deve ter sido árdua tarefa para os integrantes da STV manobrar todas essas passagens bíblicas de maneira tal que conseguissem inculcar na mente de seus adeptos essa crença tão irracional, que jamais uma pessoa conhecedora da Bíblia admitiria. A divindade do Espírito Santo não nasceu no Concílio de Nicéia, não foi invenção humana, mas é uma verdade que está exarada no Livro de Deus, e nele assim a encontramos e cremos.


Símbolos do Espírito Santo
Os símbolos do Espírito Santo são reflexo das suas múltiplas operações, e de maneira alguma comprometem sua personalidade e divindade. Em Lc 3:16, o Espírito Santo é ilustrado como fogo, porque o fogo aquece, ilumina e se espalha purificando. Não que ele seja um fogo desprovido de personalidade, pois a Bíblia também chama o Deus-Pai de “fogo consumidor”(Hb 12:29), sem contudo comprometer sua personalidade. Da mesma forma, com referência à água, pois em Jo 7:37-39 o Espírito Santo é ilustrado como a água. Assim como a água é indispensável à vida física de qualquer  ser vivo, da mesma maneira ela é indispensável à vida do crente. Ela refresca, refrigera e dá uma sensação de tranquilidade e bem-estar, e é isso que o Espírito Santo realiza na vida do crente.
Assim como é um vento, em Jo 3:8, representa a ação sobrenatural do Espírito Santo. Do mesmo modo que é um mistério a ação do vento aos olhos humanos, é um mistério a obra regeneradora do Espírito Santo. A pomba, em Jo 1:32, é o símbolo da mansidão, brandura, simplicidade, pureza, amor, paz, longanimidade, etc (Gl 5:22). A expressão “em forma”, em Lc 3:22, revela que o Espírito Santo desceu sobe Jesus numa aparência ou na figura de pomba, e não que ele seja uma pomba. A palavra grega aqui é eide e não morfe, como aparece em Fp 2:6, que revela a essência  e natureza da divindade de Cristo. A primeira significa mera aparência, e a segunda, a sua própria natureza e essência.

Nota
10 – Robertson, A. T. Imágens Verbales en el Nuevo Testamento, vol. 5, Clie, Madrid, 1990, página 279.

Fonte: Como Responder às Testemunhas de Jeová, Esequias Soares da Silva, Editora Candeia, 1995.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...