terça-feira, fevereiro 01, 2011

O cozinheiro cósmico



A ajuste fino para suporte da vida no universo é uma constatação científica sem contestação. Ninguém discute isso. A dúvida é se esse ajuste fino é resultado do mero acaso ou se um ser inteligente está envolvido nisso.
Quando cada constante é analisada individualmente, pode-se sentir tentado a encontrar alguma desculpa naturalista para isso. Mas quando todas são somadas, o peso acumulativo em favor de um designer é esmagador.

Veja uma simples (mas não simplista) explicação disso no texto abaixo em uma analogia de um chef de cozinha do universo.

Se você fosse um chef cósmico, a sua receita para cozinhar um planeta habitável teria muitos ingredientes. Você precisaria de um planeta rochoso grande o bastante para segurar uma atmosfera substancial e oceanos de água e também para manter calor interno por bilhões de anos. Você iria precisar do tipo correto de atmosfera. Precisaria de uma grande lua para estabilizar a inclinação da rotação do planeta em seu eixo. Você precisaria que o planeta tivesse uma órbita quase circular em volta de uma grande estrela como o sol. Você precisaria dar ao planeta o tipo correto de vizinhos planetários dentro de seu sistema solar. E você precisaria colocar esse sistema longe do centro, das bordas e dos braços espirais de uma galáxia como a Via Láctea. Você precisaria cozinhá-lo por um curto período de tempo na história do universo. E por aí em diante. Essa é uma lista parcial. Mas você entendeu a idéia.

Evidence for God: 50 Arguments for Faith from the Bible, History, Philosophy, and Science / Evidência para Deus: 50 Argumentos para a fé da Bíblia, História, Filosofia e Ciência / por Michael Licona, William A. Dembski

E tem gente que prefere acreditar em contos de fadas...

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...