terça-feira, fevereiro 22, 2011

Aborto, questão de saúde pública?



Semana corrida e de poucos posts. Mas vamos lá. Apenas alguns pensamentos...
Um dos argumentos mais comuns em favor do aborto é que negar a uma mulher o direito de abortar é negar a ela um direito a sua saúde reprodutiva. Seria como colocar a mulher sob um julgo no qual ela não tem direito de tomar decisões relativas a sua saúde. Algo assim.
Mas qual a validade desse argumento? Esse argumento seria muito válido se estivéssemos realmente falando sobre algo relativo à saúde da mulher. Se estivéssemos falando sobre o corpo da mulher em si, seríamos os primeiros a lutar por esse direito. Mas a grande questão é: aquilo que estamos tentando extirpar da mulher é parte de seu próprio corpo ou algo diferente? Seria esse objeto o mesmo que uma unha (como um ateu tentou defender aqui. Mas quando a unha foi usada contra ele, abandonou o argumento rapidinho...), ou seria um novo ser, com código genético próprio pertencente à raça humana? E se esse ser é parte da raça humana, quais justificativas teríamos para matá-lo?
Além dos mais, se negar o aborto é negar um direito reprodutivo à mulher, por que nos limitar somente aos fetos? Por que não permitimos que uma mãe elimine seu bebê de 5 meses, se ela chegar a conclusão que essa criança está atrapalhando seus melhores interesses em relação à sua saúde reprodutiva? Todos os argumentos em defesa do aborto podem ser igualmente usados em defesa do infanticídio. A maior diferença entre o feto e o bebê é o nível de desenvolvimento. Mas ambos são o mesmo ser desde a concepção.
Um médico semana passada que estava sendo entrevistado pela Marília Gabriela disse que aborto era uma questão de saúde pública e deveria ser discutida dessa forma. Eu discordo do médico (apesar de ser um ótimo cirurgião. Eu o conheço pessoalmente e foi ele quem operou os meus olhos e os da Vivian), pois quando ele diz que aborto é uma questão de saúde pública, ela já definiu que não é uma questão ética e que o feto não é humano. Quando dizem que aborto é uma questão de saúde pública, estão se referindo à saúde da mulher, nunca do feto. Mas ninguém diria que infanticídio é uma questão de saúde pública. E aborto é a mesma coisa que infanticídio praticado dentro do útero. E muitos querem que isso seja feito com aprovação e dinheiro públicos.
Não devemos permitir que aconteça um desvio sobre o assunto principal nessa discussão: o que é o feto? Enquanto não tivermos bem definido o que ele é, não podemos avançar na discussão sobre poder matá-lo ou não. Não deixemos que esse debate perca seu foco.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...