domingo, abril 18, 2010

51% dos Pastores nunca leram a Bíblia


Primeiro, leia a reportagem abaixo que está no site CREIO e depois você pode ler minhas impressões sobre issso.

51% NUNCA LERAM A BÍBLIA TODA
Segundo estudo, metade dos pastores nunca leram toda a Bíblia
Por: Vinícius Cintra - Redação Creio

Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.
Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. "A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.
A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas. Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’.

Eu gostaria de fazer uma pergunta, algo que para mim é óbvio mas no texto acima não foi abordado: como eles se tornaram pastores sem terem lido a Bíblia toda? Isso deveria ser um pré-requisito para um pastor. Eu acho inaceitável alguém que é cristão por mais de 5 anos e nunca leu a Bíblia toda. Isso é ridículo. TODO cristão deveria ler a Bíblia no mínimo uma única vez.
Se é ridículo alguém que é cristão já faz um tempo nunca ter lido a Bíblia, quanto mais alguém ser alçado ao pastorado e nunca ter lido o nosso texto base. É como um cirurgião que diz que nunca estudou todo o livro de cirurgia. Eu me lembro das minhas aulas de anatomia e de ficar para cima e para baixo com o meu bom e velho Sobotta, o livro básico de anatomia. Imagine agora o meu professor, o grande Montagna, nos dizendo que, apesar de ser um professor de anatomia, não tinha passado por todo o Sobotta nem uma única vez. Tinha partes do corpo humano que ele simplesmente desconhecia. Isso não é aceitável para um professor. Também não é aceitável para um pregador.
O artigo diz que a pregação expositiva é um dos fatores que contribuí para o problema de leitura dos pastores. Eu discordo. A pregação expositiva (que eu defino como expor a Bíblia do começo ao fim) é a melhor maneira de resolver esse problema, não só dos pastores mas também do povo.
Se o pastor que for pregar iniciar suas pregações em Gênesis e terminar em Apocalipse, passado livro por livro, capítulo por capítulo e versículo por versículo, não somente ele mas também seu rebanho vai conhecer todo o desígnio de Deus para seu povo.
Talvez o autor da pesquisa tenha uma definição diferente para pregação expositiva, talvez isso explique a diferença, pois a pregação expositiva é a solução, não o causador do problema.
Apesar disso, o correto seria nem deixar esses homens se tornarem pastores, até que tenham lido toda a Bíblia pelo menos uma vez!
Se você também nunca leu toda a Bíblia, queremos te recomendar um programa de leitura maravilhoso que temos usado desde o ano passado e isso tem sido uma grande fonte de alimento espiritual. Clique aqui e veja sobre o programa Grant Horner de leitura da Bíblia.

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
2 Timóteo 2:15

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...