domingo, abril 24, 2011

Resposta ao desafio da Páscoa de Dan Barker



Dan Barker é um ateu que era pastor. Dan é atualmente funcionário da Freedom From Religion Foundation (Fundação Liberdade da Religião).

Dan compôs algo que é chamado de “Desafio da Páscoa”. Ele tem pedido para o público (especialmente os cristãos) a responder 17 perguntas sobre o relato da páscoa e dar uma cronologia bíblica sem omitir nenhum versículo. Dan Barker também pede para que os crentes mostrem como os eventos que rodeiam a páscoa podem ser harmonizados. Você pode ler esse desafio aqui http://planetainsanidadecoletiva.blogspot.com/2010/03/dan-barker-um-desafio-de-pascoa.html

Eu escrevi um livro chamado "The Skeptic's Annotated Bible: Corrected and Explained" (A Bíblia Anotada do Cético: Corrigida e Explicada) que responde a mais de 3000 dificuldades bíblicas. Portanto, eu pude responder 7 das perguntas de Barker com meu livro. As outras foram respondidas usando lógica simples e boa hermenêutica. Se você quiser ver algumas dessas orientações de hermenêutica, por favor visite: http://mauevivian.blogspot.com/2011/01/dica-interpretar-biblia.html

Os relatos dos evangelhos são bem diretos. São bem diferentes e reveladores. No entanto, eles não são e não pretendem ser relatos exaustivos. Nós conseguimos detalhes diferentes de cada relato. Isso não é um problema, no entanto e Dan admite isso. Eles simplesmente quer saber como eles podem ser harmonizados e verdadeiros. Abaixo segue minha resposta para o seu desafio.

Por último, ao invés de apenas dar uma cronologia da Páscoa, eu preparei uma cronologia pós-ressurreição completa. Eu peguei cada versículo da Páscoa e os coloquei no lugar cronológico correto. Isso exigiu versículos de todos os quatro evangelhos além de alguns versículos de Atos.

Eu espero que Dan Barker goste da forma como eu resolvi o seu “Desafio da Páscoa”. Foi um prazer responder todas as suas perguntas e prover uma cronologia dos relatos pós-ressurreição.
A Deus seja a Glória!

A Cronologia dos Relatos Pós-Ressurreição


1) Mateus 28:2 – Houve um grande terremoto e o anjo do Senhor desceu e rolou a pedra e sentou sobre ela.

2) Mateus 28:3 e 4 – O semblante do anjo parecia como um relâmpago e sua face como neve e os guardas tremeram e caíram no chão como se estivessem mortos.

3) João 20:1-2 – Maria Madalena veio até o túmulo enquanto ainda estava escuro e viu a pedra rolada para longe. Ela correu e foi até pedro e um outro discípulo e contou a novidade para eles.

4) Mateus 28:1 – Enquanto um novo dia se iniciava, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o túmulo.
4) Marcos 16:1 – Maria Madalena, Maria e Salomé trouxeram especiarias e foram para o túmulo.

5) Marcos 16:2-4 – Bem cedo pela manhã, depois do nascer do sol, foram para o túmulo.
5) Lucas 24:1-3 – Bem cedo pela manhã, elas e certamente outras mulheres foram para o túmulo com especiarias e o encontraram vazio.

6) Mateus 28:5-7 – O anjo falou. Disse para as mulheres não temerem e diz que Jesus foi crucificado e se levantou dos mortos. O anjo também diz para elas dizerem para os discípulos que Ele estava vivo e os encontraria na Galileia.
6) Marcos 16:5-7 – Elas encontraram a pedra rolada para longe, entram no túmulo e viram um homem em uma túnica branca (um anjo) sentado no túmulo. Ele diz para elas que Jesus ressuscitou e que os encontraria na Galileia.
6) Lucas 24:4-8 – As mulheres entraram no túmulo e encontraram dois homens em roupas que brilhavam como um relâmpago (anjos). Um falou e disse que Jesus tinha ressuscitado.

7) Marcos 16:8 – Elas correram do túmulo; maravilhadas e com medo e não disseram nada sobre a experiência.

8) Mateus 28:8 – As mulheres foram embora com alegria e temor e correram.

9) Marcos 16:9-11 - Jesus apareceu para Maria Madalena, então ele disse para os discípulos mas eles não acreditaram.

10) Mateus 28:9-10 – As mulheres correram para Jesus. Eles diz para que elas não temessem e que ele encontraria com elas e com os irmãos novamente na Galileia.

11) Lucas 24:9-11 – Maria Madalena, Joana, Maria e a outra mulher foram até os onze e disseram para eles o que aconteceu. No entanto, os discípulos duvidaram.

12) Lucas 24:12 – Pedro correu para o túmulo e o encontrou vazio.
12) João 20:3-10 – Pedro e os outros discípulos correram para o túmulo. Eles descobriram que a pedra havia sido rolada para longe e Jesus não estava e eles foram embora.

13) João 20:11-17 – Maria (que vimos no versículo 18 é na verdade Maria Madalena.) chorava do lado de fora do túmulo. Dois anjos estavam ali e um falou com ela. Maria falou sobre sua preocupação sobre a falta do corpo de Jesus e então Jesus apareceu para ela. Ela pensou que ele era um jardineiro, mas eventualmente foi convencida que era o Cristo ressurreto.

14) Marcos 16:12-13 - Jesus apareceu para dois discípulos. Eles disseram para o resto e eles não acreditaram.
14) Lucas 24:13-32 - Jesus apareceu para dois homens no caminho de Emaús. Ele ouve eles falarem sobre Aquele que morreu e ressuscitou do sepulcro. Ele jantou com eles e se revela para eles e então desaparece.
14) Lucas 24:33-35 – Os homens retornaram para Jerusalém e disseram para os onze e outros discípulos como Jesus apareceu para eles e estava vivo.
14) João 20:18 – Maria Madalena disse para os discípulos o que ela viu e o que aconteceu.

15) Atos 1:4-5 - Jesus diz para que eles esperem em Jerusalém pelo Espírito Santo.
15) João 20:19-25 - Jesus aparece para eles. Ele mostrou o seu corpo para eles e provou ser o Cristo ressurreto. Tomé não estava presente e não viu Jesus, então duvidou.

16) João 20:26-29 – Oito dias depois, Jesus apareceu para Tomé e provou para ele que era o Cristo ressurreto.
16) Marcos 16:14-18 - Jesus apareceu para os onze, repreende a sua descrença e os encoraja a fazer grandes coisas em seu nome.

17) Mateus 28:11-15 – Os líderes religiosos pagam os guardas para dizerem que os discípulos roubaram o corpo de Jesus.
18) João 20:30-31 – Está escrito que Jesus fez muitas outras coisas e outros milagres na presença de seus discípulos que não estão registrados.

19) João 21:1-24 - Jesus encontra alguns discípulos na Galileia, cumprindo a mensagem profética dos anjos entregaram no túmulo. Ele come alguns peixes e restaura Pedro.
19) Mateus 28:16-17 – Os 11 discípulos foram para a Galileia e encontraram Jesus.

20) Mateus 28:18-20 - Jesus dá a Grande Comissão para os seus discípulos.

21) João 21:25 – Está escrito que Jesus fez muitas outras coisas na presença de seus discípulos que não foram registrados pelo autor de João.
21) Atos 1:1-3 – Jesus andou na Terra por 40 dias antes da ressurreição.
21.5) Lucas 24:36-49 – Jesus se revelou para eles. Eles estavam assustados e Jesus mostrou suas mãos e pés. Jesus comeu peixe com eles e disse algumas coisas. Jesus resumiu sua missão e o que Ele havia feito. Ele disse para eles esperarem em Jerusalém até a chegada do Espírito Santo.

22) Marcos 16:19-20 – Após sua missão pós-ressurreição terrestre estava cumprida, Ele ascendeu aos céus.
22) Lucas 24:50-53 - Jesus levou seus discípulos para perto de Betânia, os abençoou e subiu para os céus.

Resposta para as Perguntas de Dan Barker

A que horas as mulheres visitaram o túmulo? Quem eram as mulheres?
João não diz que apenas uma mulher visitou o túmulo. João registrou a visita de Maria Madalena ao túmulo (enquanto ainda estava escuro).

Mateus 28:1 registra que Maria Madalena e outra Maria estavam visitando o túmulo na aurora.

Marcos registra que Maria Madalena, a outra Maria e Salomé estavam visitando o túmulo enquanto o sol nascia.

Lucas usa a palavra “elas” e não indica quem estava visitando o túmulo. Ele apenas indica quem disse os acontecimentos para os discípulos.

Esses relatos não se contradizem. Primeiro, não existe argumento a partir do silêncio. Com isso em mente, não existem histórias conflitantes, apenas relatos separados. Para que tivéssemos uma verdadeira contradição, algum autor precisaria dizer que uma das mulheres listadas, em um ou mais dos evangelhos, não estava lá.

Se tomarmos esse relatos de forma literal e assumirmos que cada autor sabia quem estava onde a todo o tempo, então Maria Madalena foi para o túmulo primeiro. Em seguida a outra Maria se juntou a ela. Imediatamente depois Salomé se juntou a elas. Depois disso elas retornaram e disseram para os discípulos aquilo que havia acontecido.

Qual era o seu propósito?
As mulheres vieram para o túmulo com especiarias. Isso é confirmado por dois evangelhos. Mateus omite as especiarias.

João apenas registra a unção de Jesus, com as especiarias de Nicodemos, antes de colocarem Jesus no túmulo. Ou as mulheres não sabiam que Ele havia sido ungido ou queriam ungi-lo novamente. De acordo com as Escrituras, elas tinham a esperança que alguém pudesse rolar a pedra para que elas pudessem ungi-lo.

O túmulo estava aberto quando as mulheres chegaram?
Lucas não registra todos os eventos que Mateus registra. Por exemplo, ele não registra a conversa com o anjo. No entanto, isso é apenas uma omissão. Nessa passagem, Mateus registra mais detalhes que Lucas.

Já que Mateus estava escrevendo essa história depois que já havia acontecido, Mateus 28:2-4 muito provavelmente aconteceu antes da chegada das mulheres. Ele simplesmente explicou alguns dos eventos que antecederam sua chegada.

Quem estava no túmulo quando elas chegaram? Onde esses mensageiros estavam situados?
João registra que Maria viu dois anjos (sem sexo mencionado) de branco, sentados no túmulo. Mateus registra uma conversa com um anjo diferente – um anjo masculino que estava sentado na pedra (for a do túmulo). Marcos registra um jovem sentado ao lado direito do túmulo. Lucas registra dois anjos masculinos dentro do túmulo.

Essas são todas histórias complementares. Nenhuma delas contradiz a outra. João e Lucas registram dois anjos masculinos dentro do túmulo. Marcos registra apenas um porque somente um falou. Mateus registra uma conversa com o anjo que estava do lado de fora do túmulo. Nada disso contradiz os outros relatos – somente se complementam.

O que o mensageiro(s) disse(ram)?
Esse é um ponto discutível. Já foi estabelecido que havia vários anjos. As conversas podem ser facilmente harmonizadas, portanto, para o propósito desse estudo, não importa o que foi dito.

As mulheres contaram o que aconteceu?
Marcos 16:10 e 13 claramente afirmam que essas mulheres contaram aos outros sobre a ressurreição de Jesus. Versículo 8 simplesmente indica a sua primeira reação. De qualquer forma, Marcos nos diz (dois versículos depois) que elas contaram para os discípulos.

Onde Jesus primeiro apareceu para os discípulos?
Nem Lucas 24, nem Marcos 16, nem João 20 ou Mateus 28 usam a palavra “primeiro". Portanto, é impossível discutir que algum deles afirmou que o seu registro da aparição de Jesus foi a primeira.

Existe uma enorme diferença entre um escrito bíblico omitir um evento em particular e o escritor bíblico afirmar que um evento em particular aconteceu antes que outro evento descrito por outro escritor bíblico.

Os discípulos acreditaram nos dois homens?
Alguns obviamente acreditaram e outros obviamente não. Não existe nenhuma passagem que diz que todos acreditaram ou que todos não acreditaram.

O que aconteceu na aparição?
Mateus, Marcos e Lucas concordam em relação à aparição. João omite a advertência. Uma omissão não é uma contradição ou mesmo um problema, especialmente porque estamos falando de um historiador diferente.

Jesus ficou na Terra por algum tempo?
O livro de Atos indica que Jesus ficou na terra por 40 dias depois da sua ressurreição. Isso não contradiz nenhum outro relato. Alguns do evangelhos mencionam alguns dias que ele ficou na terra. Nenhum deles diz que Ele ficou na Terra apenas um único dia. Na verdade, nenhum dos evangelho nem mesmo sugere isso.

Onde aconteceu a ascensão?
O Monte das Oliveiras é adjacente à Betânia. Portanto, não é um problema o fato de Lucas mencionar Betânia e Atos mencionar o Monte das Oliveiras. Eu já estive lá e mesmo hoje eles são muito próximos e podem muito bem ser considerados como a mesma área. Os evangelhos que omitem a ascensão não criam problema algum porque omissões são normais.

Quando Maria retornou do túmulo, ela sabia que Jesus tinha ressuscitado?
Mateus, Marcos e Lucas registram a conversa de Maria depois que ela percebeu que Jesus havia ressuscitado. João 20:2 é o momento onde ela viu o túmulo vazio, no escuro, fugiu e correu para Pedro. Em João 20:11, vemos que Maria retornou ao túmulo mais tarde e descobre que Jesus havia ressuscitado. Portanto, todos os relatos são verdadeiros e consistentes.

Quando Maria primeiro viu Jesus?
Maria viu Jesus depois que ela correu para Pedro e o outro discípulo, mas elas de retornar para o resto dos discípulos

Jesus podia ser tocado depois da ressurreição?
A pergunta não deveria ser “Jesus podia ser tocado depois da ressurreição?” A pergunta deveria ser “Quando Jesus permitiu que as pessoas O tocassem?” Em um momento, Ele disse para Maria para não tocá-lo. Em outro ponto, Ele disse para Tomé tocá-Lo. Em Mateus, os discípulos O adoraram e O tocaram pelos pés.

Não existe nenhuma declaração contraditória nos evangelhos. Eles são bem congruentes. Jesus obviamente não queria que Maria o tocasse, mas Ele permitiu que Tomé o tocasse e que os discípulos que o adoravam o tocassem.

Depois das mulheres, para quem Jesus apareceu primeiro?
Nenhum dos relatos bíblicos é mutualmente exclusivos quando especificam qual pessoa ou pessoal Jesus encontrou diretamente após as mulheres. Portanto, é impossível de dizer.

4 comentários:

Lucas Muniz Hadade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurilo e Vivian disse...

Nossa, você conhece os meus gostos. Que interessante.
Eu recomendaria menos atenção aos meus gostos e mais atenção ao texto de Mateus 28. Mateus diz que o anjo informou sobre Jesus não estar mais no túmulo. Todos os 20 versículos de Mateus 28 estão citados de forma resumida.
Por favor, continue postando mais versículos e fatos omitidos. Mas seja mais específico porque o primeiro simplesmente não foi verdade.
Mas qualquer erro de nossa parte que seja realmente comprovado será corrigido sem problema algum.

Lucas Muniz Hadade disse...

Repostas omitidas ou enroladas por você:
*A que horas as mulheres visitaram o tumulo?
Amigo, você não especificou, João dizia que elas visitaram enquanto estava escuro, Mateus diz que visitaram enquanto o sol nascia, decida-se, é um ou outro? O sol estava nascendo ou ainda estava escuro?

*Quem eram as mulheres?
"Lucas usa a palavra “elas” e não indica quem estava visitando o túmulo." ERRADO!
Lucas disse ser Maria Madalena, e JOANA, e Maria mãe de Tiago; também as outras. (24:10)

*Qual era o seu propósito?
Você omite Mateus em 28:1 que diz que elas foram ver o sepulcro e nada mais.

*Quem estava no túmulo quando elas chegaram?
"Onde esses mensageiros estavam situados?João registra que Maria viu dois anjos (sem sexo mencionado) de branco, sentados no túmulo. Mateus registra uma conversa com um anjo diferente – um anjo masculino que estava sentado na pedra (for a do túmulo). Marcos registra um jovem sentado ao lado direito do túmulo. Lucas registra dois anjos masculinos dentro do túmulo.
Essas são todas histórias complementares. Nenhuma delas contradiz a outra. João e Lucas registram dois anjos masculinos dentro do túmulo. Marcos registra apenas um porque somente um falou. Mateus registra uma conversa com o anjo que estava do lado de fora do túmulo. Nada disso contradiz os outros relatos – somente se complementam."
AMIGO, SE DECIDA. São quantos e são humano(s) ou anjo(s)?

O que os mensageiros disseram?
Essa eu respondo porque você fugiu.

-Mateus: "Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui,

porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; e ide depressa, e dizei aos seus

discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis

que vo-lo tenho dito." (28:5-7)

-Marcos: "Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não

está aqui; eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai

adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse." (16:6-7)

-Lucas: "Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressurgiu.

Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia, dizendo: Importa que o Filho do homem seja

entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja." (24:5-7)

-João: "Mulher, por que choras?" (20:13)

As mulheres contaram o que aconteceu?

Somente Maria Madalena contou e não elas, de acordo com Marcos (16 9-10)
Perceba que está no singular.

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

Já Mateus diz que todas foram contar 28 8-9:
E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
Decida-se foram todas ou foi uma contar? Imediatamente ou depois de passado um tempo?

Paro por aqui...

Abraços e pare de enrolar!

Maurilo e Vivian disse...

Que bom que voce foi mais específico. Ainda assim, não foi mais correto. Um pouco mais de cuidado da sua parte e menos necessidade de provar como a Bíblia está errada te ajudaria a perceber que não existe nada contraditório aqui.
Uma coisa que é bom aprender é que quando quatro pessoas relatam o mesmo evento, teremos pequenas diferenças que são esperadas e necessárias. Se cada um dos autores dos evangelhos relatassem exatamente a mesma coisa, a acusação seria que eles combinaram a história.
Você comete o erro de achar que os relatos antigos só poderiam ser verdade se eles fossem relatados da forma jornalística que os eventos são relatos hoje em dia. Na verdade, eu acho que essa forma errada de ver relatos antigos é somente em relação à Bíblia. Não acredito que você tenha esse tipo de preconceito com outros livros da antiguidade. Mas o mais engraçado é que a sua primeira inquietação (que você chama de enrolação) é das mais fáceis de resolver. Se você estiver em São Paulo amanhã, o sol irá nascer as 6:50AM. Veja as condições de visibilidade nesse momento. Você verá que ao nascer do sol, existe uma escuridão, que vai se dissipando aos poucos, conforme o sol vai nascendo (o sol não nasce de verdade tá, é só figura de linguagem). Assim, os autores bíblicos estavam certos quando diziam que ainda estava escuro ou que o sol estava nascendo porque o sol nasce quando se está escuro. Nós usamos esse tipo de linguagem o tempo todo: “que horas vocês se encontraram”? “meio-dia”, responde o outro. “mentiroso, era 12:27PM”. Não existe contradição aqui.
As outras coisas estão bem respondidas no texto. Eu não sei o por que de tanto desespero de sua parte em achar algo de errado onde não existe. Mateus 28:1 diz que elas foram ver o sepulcro. O texto até diz que Mateus omite a parte das especiarias, que outros textos afirmam.
Mais uma vez, releia o texto. Você perdeu partes importantes dele. Talvez o desejo de propagar a sua fé (seja ela qual for) o está impedindo de ver claramente. Por exemplo, sobre as mulheres que foram ao túmulo, o texto diz: “Lucas usa a palavra “elas” e não indica quem estava visitando o túmulo. Ele apenas indica quem disse os acontecimentos para os discípulos”. Leia Lucas 24 e você vai entender tudo.
Paro por aqui. Como já disse, todas as suas outras inquietações estão bem respondidas no texto. Mas você vai precisar desenvolver melhor suas habilidades de leitura e compreensão de texto. Lembre-se de que tipo de literatura estamos lidando aqui. Os relatos não são contraditórios, se harmonizam, mas não são exatamente iguais palavra por palavra. Não foram inventados. São os resultado esperado do testemunho de diferentes pessoas sobre o mesmo evento.
Abraços e continue enrolando. Talvez tenha mais sorte nisso, não sei...

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...