sexta-feira, abril 08, 2011

Como um Deus amoroso pode permitir o assassinato de tantas crianças?


A tragédia que aconteceu ontem em uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro, causa um nó na garganta, uma sensação de que isso não é certo. Um rapaz, muito quieto, entra em uma escola e dispara vários tiros contra crianças, matando 12 delas. Em sua maioria, meninas.
Essa sensação de que isso é errado nos faz questionar: se Deus é tao amoroso, por que ele permite essas atrocidades? Essa é uma pergunta legitima e merece reflexão.
A resposta para esse questionamento talvez esteja na forma como entendemos Deus. Quando pensamos em Deus, pensamos que o maior objetivo de Deus, por assim dizer, é maximizar a nossa felicidade e minimizar a nossa dor. Qualquer coisa que se desvie desse proposito é ruim.
Mas devemos nos perguntar se esse e o principal objetivo da existência de Deus. Poderia ter Deus outras razões maiores para permitir que esse tipo e coisa acontecesse? Por exemplo, um dos objetivos de Deus para o homem poderia ser o amadurecimento moral. E muitos vezes aprendemos mais e crescemos mais pela dor do que através do prazer. Quantas vezes não ouvimos historias de pessoas que agiram como heróis em momento de necessidade? Quantos não se superaram em momentos de dor, guerra e fome? Sem dor e sofrimento nesse mundo, jamais teríamos os heróis, filantropos e altruístas que tanto nos inspiram a melhorar.
Não sei dizer que razão maior poderia haver para se permitir uma tragédia como essa, é difícil de imaginar tal coisa. Mas não podemos descartar que, em uma visão mais ampla sobre quem Deus é, essa é uma possibilidade.
Um segundo ponto importante, para mim ainda mais importante, é que o pensamento que questiona a bondade de Deus por permitir atos tao horríveis quanto o de ontem, traz consigo também a idéia que Deus deveria ter impedido o rapaz de agir. Assim sendo, Deus deveria ter interferido e não permitido que um assassino agisse. Deus deveria frear a ação de agentes livres em suas escolhas, quando essa ação for moralmente condenável. Mas se isso for verdade, onde devemos traçar a linha de limitação para a interferência de Deus? Deus deveria impedir todos os assassinos? Deveria impedir todos os estupradores? E quanto aos adúlteros? E os mentirosos? Pornógrafos deveriam entrar nessa lista? E aqueles que adoram outros deuses? Se Deus tiver que acabar com toda a maldade resultante da ação dos homens, ou ele teria que simplesmente varrer os seres humanos do mapa ou nos tornar como robôs sem liberdade para agir. Nem uma nem outra coisa parece condizer com a verdade. Nem com a Bíblia.
Tragedias acontecem e vão continuar acontecendo nesse mundo. Nossa sensação de ultraje é devida porque somos seres dotados de percepção moral , colocada em nos pelo nosso criador, também um ser moral. E é por isso que devemos ter nossa teologia já bem fundamentada antes que essas coisas aconteçam (especialmente quando for conosco) porque no meio da emoção, podemos lançar sobre Deus uma condenação que não faz sentido.
Não podemos esquecer que Deus é amoroso sim. Mas também justo. E ninguém vai escapar da justiça divina. Todos os atos criminosos e horrendos praticados pelos homens serão punidos. Alguns pagarão pelos seus próprios crimes. Outros, tiveram sua punição colocada sobre Cristo e a bondade Dele creditada em seu lugar. Em qual grupo você esta? Sua vida eterna depende disso.

2 comentários:

VIVENDO AMANDO E APRENDENDO disse...

Seu texto é um resumo do que aprendi no último ano... É isso! Coisas ruins acontecem, mas nem por isso Deus deixa de ser bom, Ele é o que é, Seu caráter não muda por causa das nossas circunstâncias. Mas... um dia tudo será como deve ser!
Abraços!!!

Maurilo e Vivian disse...

Minha querida amiga, isso é verdade.
A esperança que temos em Deus realmente faz com que tudo isso fique em perspectiva. E um dia, tudo isso terá sido passageiro.
Saudades de você.
Abraços.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...