quinta-feira, abril 28, 2011

O nome que é sobre todo nome


Uma das crenças fundamentais das Testemunhas de Jeová é que o nome correto de Deus Pao é Jeová e a nossa salvação depende do uso correto de tal nome e para fundamentar essa crença, eles citam Romanos 10:13, que na Tradução do Novo Mundo (a versão oficial da Torre de Vigia) diz assim:
“Pois todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo”.
No texto original em grego, Jeová não aparece. A palavra é “kyrios”, que quer dizer Senhor.
São tantos os problemas com essa visão que é um pouco difícil escolher apenas um para tratar. Podemos falar por exemplo do próprio nome Jeová, que não é e nunca foi o nome próprio de Deus. Jeová é uma aglutinação de consoantes do tetragrama (YHWH) com as vogais de Adonai. É como chamar Mario de Mauro. Mesmas consoantes (M, r) mas vogais diferentes. Poderia ser pior, chamar Mario de Maria. Assim, se realmente houvesse uma obrigação de se usar o nome próprio de Deus, as testemunhas de Jeová estariam chamando o Deus Pai com um nome diferente do verdadeiro.
Também é digno de notar que o próprio texto alterado pela TNM com a inserção de Jeová está na verdade se referindo a Jesus. Isso fica claro no versículo 9 do mesmo capítulo. Quando a Torre de Vigia inseriu Jeová no versículo 13, acabou chamando Jesus de Jeová.
Mas uma das formas mais interessantes para se mostrar a falha nesse pensamento é mostrar que o nome que é verdadeiramente exaltado no Novo Testamento é o de Jesus. Através de uma série de perguntas, escritas por Marian Bodine, é possível mostrar para a testemunha de Jeová que bate e sua porta (ou que você encontra nas ruas pela manhã) que o nome de Jesus é o nome central na salvação. Realmente, a citação de Joel 2:32 em Romanos 10:13 faz sentido, pois Jesus Cristo é o Senhor (YHWH / Kyrios) e Salvador (veja Isaías 43:11 comparado com Lucas 2:11).

Perguntas:
• Em nome de quem devemos congregar (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)?
• Os demônios se sujeitam ao nome de quem (Lucas 10:17; Atos 16:18)?
• Arrependimento e perdão devem ser pregados no nome de quem (Lucas 24:47)?
• Em qual nome você deve acreditar e receber perdão pelos seus pecados (João 1:12; 3:16; Atos 10:43; 1 João 3:23; 5:13)?
• Pelo nome de quem, e nenhum outro, obtemos salvação (Atos 4:12)?
• Qual nome deve ser invocado enquanto pedimos nossas petições a Deus em oração (João 14:13, 14; 15:16; 16:23,24)?
• Em nome de quem o Espírito Santo é enviado (João 14:26)?
• Em qual nome e autoridade foi invocado pelos discípulos para curar os doentes e mancos (Atos 3:16; 4:7- 10,30)?
• Em nome de quem Paulo nos diz que devemos clamar (1 Corintios 1:2)?
• Qual nome está acima de todo o nome (Efésios 1:20,21; Filipenses 2:9-11)?

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...