domingo, março 06, 2011

Martinho Lutero (1483-1546)



Como você apresenta o grande Reformador Protestante Martinho Lutero em 1000 palavras – mais uma foto e outra? Sua vida, suas obras, suas doutrinas, seu impacto? Um biografia padrão (Brecht) tem cerca de 1300 páginas. Talvez eu omita algumas coisas, mas aqui vai.

Martinho Lutero nasceu na pequena cidade de Eisleben, no centro da Alemanha, em 10 de Novembro de 1483; ali também morreu em 18 de Fevereiro de 1546. Ao nascimento de Lutero, o estado espiritual da igreja ocidental estava em um de seus maiores declínios na história. À morte de Lutero, a sorte política de seu movimento de renovação espiritual estava em seu mais baixo declínio. Em 1546, as forças combinadas do papa e do imperador ameaçaram erradicar da Alemanha a reforma que Lutero iniciou. Em Abril, menos de dois meses depois da morte de Lutero, o Concílio Católico Romano de Trento oficialmente decretou que a única interpretação válida da Bíblia era a deles! Então em Julho, forças do Imperador Carlos V confrontaram as forças da “Liga Schmalkaldic” dos territórios protestantes, os vencendo completamente no ano seguinte. Mesmo a cidade de Lutero, Wittenberg, foi capturada e seu príncipe deposto. Um observador poderia racionalmente ter visto os eventos de 1546 como marcas do fim da Reforma Protestante – pelo menos na Alemanha.

Quem foi o homem por trás desse movimento da reforma em constante perigo? Lutero iniciou o que deveria ser uma carreira acadêmica típica do final da época medieval. Lutero recebeu educação e depois começou a ensinar em Erfurt (1501-1511). Logo após receber seu mestrado em artes (1505), no entanto, ele abandonou sua carreira como advogado e entrou para o monastério Augustiniano em Erfurt. Negócios eclesiásticos o levaram a uma viagem memorável para Roma em 1511. Esse mesmo ano trouxe a transferência (permanente, como se tornou depois) para um posto de ensino na Universidade de Wittenberg, assegurado pela finalização de seu doutorado em teologia no ano seguinte (1512).

O Lutero “típico” termina em 31 de Outubro 1517 – que veio a ser conhecido como o Dia da Reforma – quando ele pregou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Estas teses condenavam a venda de indulgências por parte da Igreja Católica Romana e muito do seu sistema de penitências. Lutero abordou seus oponentes teológicos em um debate em Heidelberg em 1518, mas somente em Junho de 1520 o Papa Leão X emitiu seu provocativo Exsurge Domine, dando a Lutero sessenta dias para se retratar ou encarar excomunhão. Lutero perdeu as datas limites, no entanto, em parte porque estava ocupado com três marcantes tratados: seu discurso Para a Nobreza Cristã da Nação Germânica (Agosto), apelo para os líderes políticos protestantes para assumir as responsabilidade pela Reforma; A Captura Babilônica da Igreja (Outubro), expondo os problemas bíblicos e teológicos com o ensino católico dos sacramentos; e A Liberdade do Cristão (Novembro), explicando brilhantemente a doutrina da justificação somente pela fé e o papel das boas obras na vida do crente. Assim, em 1520, Lutero havia adquirido um perfil internacional e havia sido convocado para aparecer na assembléia anual dos líderes governamentais do Sacro Império Romano. Em 1521, essa “dieta” (regime) imperial aconteceu em Worms – portanto a repugnante designação em inglês da “Deita de Worms” (worm é verme em inglês). Credo! Foi nessa dieta que Lutero apresentou sua famosa palestra “Aqui estou” (Hier stehe ich. Ich kann nicht anders / Aqui estou. Não posso renunciar), depois da qual um sequestro de mentira o retirou para longe por nove meses o protegendo no castelo de Wartburg em Eisenach.

Quando a ameaça de assassinato baixou, em 1522, Lutero retornou para Wittenberg e assumiu novamente sua obrigações universitárias e pastorais. Os últimos anos de Lutero se focaram menos na desconstrução dos erros e abusos católicos e mais na construção das doutrinas e práticas protestantes. 1522 viu a publicação de seu Novo Testamento em alemão (a Bíblia completa em Alemão em 1534). 1524 viu o primeiro hinário Protestante (oito canções, quatro por Lutero). O noivado com Katherine von Bora veio meio que inesperadamente em 1525, ainda assim Martinho e Katie tiveram um casamento maravilhoso, que incluiu seis filhos naturais e quatro adotados. Lutero compôs seu muito amado Pequeno Catecismo em 1529.

Em 1530, a propagação do Protestantismo dentro e além da Alemanha mais uma vez dominou a agenda da dieta imperial, mantido nesse ano em Augsburg. Lutero não podia arriscar aparecer nessa época, portanto, ele estava preventivamente barricado na poderosa fortaleza de Coburg. (Apesar de Lutero já ter escrito seu mais famoso hino, ele só apareceu em 1531.) Na dieta, os Protestantes Alemães, liderados pelo amigo de Lutero e colega da Universidade de Wittenberg, Philipp Melanchton, apresentaram a sua Confissão de fé de Augsburg ao Imperador Carlos V. Carlos deu a eles um ano para retratar-se ou iriam encarar forças militares. Em resposta, os territórios protestantes formaram a Liga Schmalkaldic (1531), mas levou-se mais quinze anos antes que a guerra realmente irrompesse.

Durante estes últimos quinze anos, Lutero se dedicou a ensinar através dos livros da Bíblia (ele apresentou sua famosa palestra sobre Gálatas em 1531; as palestras marcantes sobre Gênesis aconteceram entre 1535 a 1545!), pregação e treinamento pastoral para os vários protestantes que reuniram-se em Wittenberg para estudar com ele.

Infelizmente, mais da metade dos primeiros convertidos à reforma eventualmente retornaram para Roma. Mas pela graça de Deus Lutero foi bem sucedido em fazer a própria Bíblia e seu ensino da justificação pela graça somente, tão amplamente disponível para que a Reforma não seguisse o caminho de tantos outros movimentos de reforma medievais que Roma no final das contas acabou varrendo para o canto.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...