quarta-feira, janeiro 12, 2011

Fé cega? Isso não existe na Bíblia

fé cega não é bíblica
Um dos principais ataques dos céticos à fé cristã é pintá-la de “cega”. A fé é cega, dizem. Você pode argumentar a vontade, mas para eles, o simples fato de ser fé, é o bastante para ser cega.
Isso é incoerente já que todos temos fé. Fé é crença. Simples assim. Exercemos fé ao andar de avião, quando pagamos um conta. Toda vez que acreditamos em algo, estamos colocando nossa fé no objeto de nossa crença. Até a crença na ciência é baseada em fé, já que muitas coisas nós (e as vezes nem os cientistas) conseguem experimentar.
Uma das coisas que atrapalha muito a defesa da idéia de fé é que muitos cristãos agem em relação à fé como se ela tivesse mesmo que ser cega. Mas isso é resultado da má instrução bíblica por parte de muitos e não depõe contra a fé cristã. No máximo, depõe contra os mestres e pastores cristãos que não estão ensinando o povo direito.
O texto abaixo coloca o último prego no caixão de uma visão sobre fé distorcida. Ele analisa o que a Bíblia diz sobre fé e nos mostra que esse conceito de fé cega é totalmente estranho ao conceito bíblico de fé.
À luz do texto, qualquer um que continuar defendendo uma idéia de fé cega (seja cristão ou cético) estará simplesmente fazendo uma má representação da fé e portanto, precisa corrigir sua visão.
Leiam, releiam, divulguem e aproveitem. Vamos apresentar uma verdadeira fé bíblica para o mundo.

4 comentários:

Demo disse...

Tal como o propagandista, você pretende apenas controlar, por conveniência, o sentido das palavras deturpando o seu significado.

Como já lhe foi dito, mais do que uma vez, fé é apenas vontade de acreditar. Só isso, ponto final.
E como as pessoas querem acreditar em algo que desconhecem, sobre a sua veracidade ou existência, continuando a rejeitar evidências racionais, diz-se que a fé é cega.

Fé cega? Isso não existe na Bíblia… deve-se é acreditar no seu conteúdo com fé cega. Sem pensar nem questionar. Aceitar somente.

Tentemos um exemplo:

Depois de ler Deuteronômio 13:6-10, um dos “textos” que vocês ignoram propositadamente, aqui ou se preferiraqui, como poderei acreditar numa divindade benevolente, a transbordar amor e boa vontade?

Só através duma fé cega e irracional que rejeite o pensamento coerente, racional, livre e crítico.

Ou será que você tem uma outra explicação para “idolatrarmos” uma divindade que exige o apedrejamento até á morte de nossos progenitores, irmãos, filhos, parentes e amigos?
Aguardo sua explicação que será certamente interessante.

Maurilo e Vivian disse...

Você é tão previsível Demo que quando eu postei esse texto eu tinha certeza que você ia colocar alguma comentário e tinha certeza que poderia ter escrito até o comentário que você iria postar, porque todos os seu comentários sempre seguem um padrão de três pontos:
- referir a algum comentário anterior
- evitar o argumento proposto, não respondendo diretamente a ele
- e confundir reclamação com argumento.
Você pode repetir como um papagaio quantas vezes quiser que a fé é cega. Mas não vai passar disso. Repetição. Biblicamente e empiracamente, você estará errado.
Muitas respostas podem ser dada a sua reclamação (e não é mais do que isso, uma reclamação) em relação a Deuteronomio 13:6-10.
Mas raciocine um pouco. Se Deus é nosso dono, se Ele é uma divindade, então, Ele tem total direito sobre nós. Ou Ele é Deus ou não é. Se for Deus, Ele pode ditar seus preceitos sobre nós. Mas isso nada tem a ver com fé Nele. Se Ele existe, não acreditar Nele seria burrice. Portanto, a fé aqui é racional e a descrença irracional. A sua reclamação no máximo nos faz refletir sobre a bondade ou não de Deus, mas não sobre sua existência.
Por favor, vá estudar lógica e aprenda a argumentar melhor.
Além de estar repetitivo, está ficando patético.
Pelo menos você tentou...

Demo disse...

Meu caro anfitrião
Antes de comentar permita-me um pormenor. Não publique nada sem antes ler o que escreveu porque em casos como este eu nem considero erradas as suas ideias simplesmente porque não fazem sentido.

Por favor, vá estudar lógica e aprenda a argumentar melhor.
Além de estar repetitivo, está ficando patético.
Pelo menos você tentou...


Sem comentários! A menos que você faça introspecção.

Quanto ao Deutoronômio, gostei daquilo que escreveu. Autênticas pérolas doutrinais manifestadas por alguém que sabe o que diz.

Se Deus é nosso dono,…

Viramos cachorro ou promovemos a escravidão?
Aquele que tem dono não tem liberdade, é escravo (neste caso da superstição).
Ser escravo é viver sem liberdade, sem direitos, oprimido, perseguido, sem vontade própria. É viver encurralado na vontade alheia.

… Ele tem total direito sobre nós.

Se você acredita que ser escravo é viver com dignidade então, você encontra na religião o lugar ideal para sobreviver. E digo isto, não só pelas pérolas que você debita mas porque também o “Levítico” sugere a escravidão como algo a promover.

Portanto, a fé aqui é racional…

A fé aqui não é racional mas sim dogmática. Por isso é que é tolerada.
Só com isenção, rigor e seriedade conseguimos aprender.

Maurilo e Vivian disse...

Fique tranquilo Demo. Eu leio o que escrevo. E cada palavra escrita foi bem pensada tendo você em vista.
Pra mim pouco importa se você gosta ou não da resposta. Até porque, qualquer resposta dada a você será negada a priori porque você já está predisposto a negar. O seu objetivo não é discutir para aprender. Mas fazer sua propaganda ateísta.
Apesar de aparentemente inútil, o debate com você é divertido por causa da fraqueza dos seus argumentos e eu sei que, aos poucos, a mensagem do evangelho vai penetrando no seu coração e um dia, pela graça de Deus, você irá perceber o quão absurdamente errado está.
Vamos ver se você tem as qualidades que você mesmo diz que são necessárias para aprender:
Isenção: você não é isento. Você já aborda todos os assuntos negando Deus à priori. Isso desde o seu primeiro comentário. Você sempre assumiu um lado dessa história. Portanto meu amigo, a última coisa que poderia ser é isento.
Rigor: se você fosse rigoroso, estaria estudando também as resposta que o cristianismo dá aos seu pobres argumentos. Muitos deles eu postei aqui. Além disso, se fosse rigoroso em seu estudo, não ficaria somente imitando os argumentos de Dawkins, Harris e outros, mas verificaria a validade desses argumentos antes de tentar postá-los. Claro que, se isso fosse feito, teria que abandonar uma boa parte deles, pois são só reclamações.
Seriedade: eu acho que esse atributo você tem. Você é seriamente comprometido em espalhar as mensagens do ateísmo, que escraviza o pensamento e faz com que a pessoa viva em uma realidade diminuida, impedindo-a de ver aquilo que está claramente revelado. Mas você não é sério na busca da verdade. O que você busca é simplesmente atacar aquilo que você tanto odeia mas diz que não existe. Vai entender...
Portanto, você, menos do que eu, está capacitado para aprender.
Como eu já disse para o Darius, você pode levar um cavalo até a água, mas não pode faze-lo beber. E já que você não vai gostar da água (veja que é uma questão de vontade, não de verdade), prefere morrer de sede. Fazer o que. Cada um faz a sua escolha.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...