sábado, setembro 05, 2009

Show da fé e o evangelho da prosperidade


Em nossa casa, temos um consumo muito grande de jornal. Pilhas e pilhas são gastas todos os meses. Gostaria de dizer que tudo é o resultado de uma intensa leitura de jornais, mas na verdade quem realmente consome os jornais são nossos animais de estimação. Quem mora em apartamento sabe como é.
Por conta disso, muitos de nossos amigos nos entregam seus jornais após os terem lidos.
Hoje uma colega do trabalho me entregou um jornal chamado “Show da Fé”, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Com uma óbvia curiosidade pelo conteúdo do jornal, me propus a lê-lo antes que esse cumprisse sua missão final no grande ciclo da vida.
Eu tenho uma certa (certa) simpatia pelo missionário R. R. Soares. Eu acho ele mais consistente do ponto de vista bíblico do que os outros pregadores dessa vertente “evangelho da prosperidade” e movimento “palavra de fé”. Percebo essa consistência menos em suas pregações e mais em suas respostas dada a perguntas feitas em seu programa de televisão.
Duas coisas me chamaram a atenção no jornal e uma terceira que confirma minhas observações sobre Soares.
A primeira coisa que me chamou a atenção no jornal foi a forma como o cristianismo é apresentado. Lendo os artigos e testemunhos publicados, percebe-se o foco em um cristianismo que liberta a pessoa do domínio de Satanás e traz como resultado imediato a benção e a prosperidade. Como afirmou R. R. Soares em um artigo sobre evangelismo (que começou de forma promissora, mas teve um desfecho desapontante) “a missão mais importante a se cumprir, que é a pregação do evangelho, com os sinais que o Mestre fazia, já está bem adiantada em todo o mundo”. Veja a qualificação que é acrescentada “com os sinais que o Mestre fazia”. Essa parte é importante nesse tipo de mensagem.
Mais adiante, no mesmo artigo, falando sobre aqueles que devem ser evangelizados, ele diz que “são pessoas maravilhosas, mas que ainda não sabem o que sucedeu no Calvário”. Contrariando as Escrituras que diz que não há ninguém que seja bom, senão Deus (Mar 10:18), que todos pecaram (Rom 3:23), ninguém que busque a Deus (Salmo 53:2,3) e que nossas melhores obras são como trapos de imundícia (Isaías 64:6), esse texto nos prepara para algo que é constante em todo o jornal: o evangelho como opção para uma vida melhor. A palavra pecado pouco aparece no jornal e a palavra inferno é inexistente. A mensagem evangelística pode ser resumida em “se você já tentou tudo em sua vida e ela não deu certo até agora, venha para Jesus e ele vai mudar sua vida para melhor”. Nenhuma menção sobre o quanto pecamos contra Deus, nenhuma menção sobre nosso destino eterno se morrermos em nossos pecados, nada sobre o sacrifício de Cristo para nos salvar da ira vindoura (mas sim para nos libertar de nossos problemas), da ressurreição e da necessidade de nos arrependermos e colocar nossa fé em Cristo como nosso único e verdadeiro salvador. Nada disso. Somente a mensagem do venha para Jesus, mude de religião e está tudo certo. Isso é nítido por todos o jornal. Veja por exemplo os títulos de alguns dos artigos “O que mudou na vida deles”, “Saúde restaurada”, “Renda triplicada”, “O que eu mais queria era paz”, A obediência à Deus é o caminho para a prosperidade” e por aí vai. Com uma dose cavalar de pelagianismo, esse evangelho do cristianismo apenas como um estilo de vida melhor do que os anteriores vai sendo levada às multidões em nosso país.
E é essa orientação filosófica do cristianismo que também me chamou a atenção. Não somente você poder mudar sua religião, como você também pode se cercar de toda uma gama de produtos que vão mostrar esse novo estilo de vida. Tudo o que o mundo tem para oferecer encontra sua versão evangélica para saciar o convertido. Do vestuário e musicas até TV a cabo, passando por bolachas e macarrão instantâneo com a logomarca da igreja. Você pode mudar sua religião e também seus hábitos de consumo.
E a terceira coisa que confirmou as minhas observações foi uma resposta dada pelo missionário R. R. Soares a uma pergunta feita em uma sessão do jornal.
Uma mulher diz ter tido uma vida promíscua antes de sua conversão e que após esse evento se casou e hoje possui um filho com síndrome de Down. Ela gostaria de saber se a doença de seu filho é um tipo de castigo por parte de Deus por causa de sua vida pré-conversão.
A resposta de Soares foi categórica: Não! E explica. “Todos os nossos pecados do passado foram perdoados e jogados no mar do esquecimento (2 Cor 5:17; Mi 7:19; Isaías 43:25)”. Foi uma alegria ler essa resposta, mesmo sendo essa a única vez que uma explicação mais bíblica do evangelho foi apresentada.
Esse texto confirma minhas observações sobre a maior consistência de Soares em relação aos outros pregadores da mesma vertente. Ele sabe dessas coisas.
Isso lança alguma esperança para o futuro desse ministério. Se ao menos missionário pregasse e ensinasse mais sobre essas coisas e menos sobre o evangelho da prosperidade...
Espero que seja menos show e mais fé cristã. Milhões que ouvem a R. R. Soares seriam expostos ao verdadeiro evangelho bíblico.
Vamos continuar em oração para que esse dia chegue o mais rápido possível.

4 comentários:

Pedra Branca Bijoux disse...

A paz seja convosco. Eu não entendo esse papo de "evangelho da prosperidade" que tanto falam hoje, acho um equívoco rotulá-lo assim, até porque nunca ouvi dizer de "evangelho da pobreza", ou será que prosperidade no evangelho só diz respeito à dinheiro? Uma pessoa de Deus convertida se torna próspera sim, e não digo em riqueza material pura e simples. Julgar a direção de evangelismo através do jornal também não acho muito sábio, visto que o trabalho tanto do jornal quanto do programa na TV tem levado milhares de almas à Cristo. São muitas maneiras de pregar o evangelho, não devemos ser preconceituosos e precipitados em opiniões como essa.

Maurilo e Vivian disse...

Olá Pedra.
O evangelho da prosperidade é quando o evangelho de Cristo é transformado apenas em uma forma terapeutica de se tornar a vida na terra melhor. Cristo se torna uma forma de papai noel cósmico que está aí para atender nossos pedidos. Também é o tipo de evangelho que diz: voce vai ser feliz em tudo, nunca mais vai sofrer. Nenhuma dessas coisas encontra qualquer tipo de apoio bíblico. Veja a vida dos apóstolos e fica fácil perceber que o cristianismo não está aí para tornar nossa vida nessa terra melhor. Deus realmente nos abençoa, mas essa bençãos são resultado da graça não merecida de Deus. Graça aliás que não podemos comprar, diferente do que pregam muitos dos pastores que defendem a teologia da prosperidade.
O jornal foi publicado pela própria igreja do pastor, portanto, um orgão oficial da igreja. Eu simplesmente comparei o texto que ele escreveu com o que a Bíblia ensina e o texto do pastor falha nesse teste. Não vejo por que não devemos fazer isso.
Eu não sei se milhares de almas estão vindo para Cristo. Quando vejo algo diferente do evangelho sendo pregado, eu acho pouco provavel que essas pessoas encontrem realmente a Cristo. Normalmente encontram um outro Cristo, formado à imagem e semelhança do pastor que estiver pregrando. Mas mesmo que o que você disse seja verdade, isso não é motivo para chamarmos de certo aquilo que é errado. Pregar outro evangelho que não seja Cristo crucificado é errado. Os resultados são menos interessantes porque podem ser questionados. Seremos julgados não pelos nossos resultados, mas por nossa fidelidade. Deus salva as pessoas apesar de nossas falhas. Mas isso não é motivo para ignora-las.
O evangelho é um só. Existem muitas maneiras, mas somente um evangelho. E o que nos informa sobre isso não é preconceito ou precipitação, mas sim uma análise dos ensinos bíblicos. E esse tipo de autocrítica faz muita falta para os que se dizem cristão nos dias de hoje.
Abraços.

nopainnogain disse...

EVANGELHO NUNCa foi nem será mais uma crença religiao ( criada por homem) por isso que so no evangelho pessoa consegue lutar e vencer ; os vicios depressao ansiendade problemas familiares ( é como jesus disse ; SE PRIMEIRO PERMANECERDES NO MEU AMOR ( TEM PASSAR LUTAS E NAO SAIR DAS ORIENTACOES QUE DEUS DA´ ) ENTAO CONHECEREIS A VERDADE E ELA ( A VERDADE VOS LIBERTARA( JOÃO 8; 31-32) primeiro pessoa tem se arrepender dos seus atos pensamentos, olhares , e depois obedecer que jesus fala a ela por meio da palavra ai ela vai se libertando... ( por isso pessoal n gosta ( pois empresas bebidas cigarros e pornografia prostituiçao perdem seus funcionarios e consumidores e diabo que ja tem seu destino selado por jesus quer levar pessoas pra sofrer nao só 60 ou 70 anos mais 1 ou 5 bilhoes anos e mais e mais morte eterna( sem fim) mas deus enviou jesus pra que o amemos nao de palavras mas por obras conheçendo nao religiao mas a BIBLIA ( ESCRITURAS SAGRADAS ) PARA ENTAO IR BEM NA TERRA COMO NO CEU E HERDAR VIDA ETERNA ( basta ser humilde e reconhecer que presiçamos de deus afinal sem chuva alimento nao cresce e vc morre sem agua quase 80% corpo é agua.. sem arvore nao tira impureza ar quem criuou isso essa mente sabia chamada (DEUS) QUE ENVIOU JESUS CRISTO SEU UNICO FILHO PRA NOS COMPRAR DE VOLTA DO PECADO PARA SERMOS COMO ELE.... BASTA ESCOLHERMOS DEUS AMA SER HUMANO MAS SUA NATUREZA NAO PODE CONVIVER COM PECADO( SEM SANTIDADE NIGUEM VERA A DEUS ( QUEM NAO NASCER DE NOVO DA AGUA E DO ESPIRITO SANTO FALAR EM LINGUAS DOS ANJOS ( ARREPENDIMENTO BATISMO CONSIENTE NAO DE CRIANÇA DE 6 MESES QUEM NEM SABE QUE TA FAENDO NEM SE ARREPENDEU DOS ATOS E PRODUZIU FRUTOS DIGNO ARREPENDIMENTO E DO ESP SANTO ORAR EM LINGUAS ) NAQUELE DIA NAO HAVERA MISERICORDIA ( SERA APENAS SENTENÇA DO JULGAMENTO QUE TODOS PASSAREMOS ( APROVEITEMOS HOJE PRA VOLTAR PRA DEUS BIBLIA E NAO PRA CRENCAS HUMANAS QUE NAO MUDAM NOSSA VIDA NEM DA SALVACAO ( PALAVRA GREGA EVANGELHO SIGNIFICA boas novas ( noticias )que deus nos perdoa e nos muda transforma pior ser no melhor... mas presiçamos dar oportunidade pra ele fazer ele nao entra na sua vida se vc nao convidar nao clamar por perdao e misericordia ( convide e confesse jesus cristo como unico senhor e salvador da sua alma e seu espirito pra TODA
eternidade.... WWW.ONGRACE.BR ( VOCE NAO PAGA NADA PRA OUVIR PALAVRA É DE GRACA NAO USE DE DESCULPAS BASTA QUERER SE ACERTAR COM JESUS
ELE TE AMA SE NAO NEM ESTARIA DANDO OUTRA CHANCE ( buscai a deus enquanto se pode achar , invocai-o enquanto esta perto ( ele ja deu a dica ENQUANTO ... HAVERA UM TEMPO EM QUE VAMOS QUERER MAS LE VAI FALAR VC TEVE VARIAS CHANCES...

nopainnogain disse...

EVANGELHO NUNCa foi nem será mais uma crença religiao ( criada por homem) por isso que so no evangelho pessoa consegue lutar e vencer ; os vicios depressao ansiendade problemas familiares ( é como jesus disse ; SE PRIMEIRO PERMANECERDES NO MEU AMOR ( TEM PASSAR LUTAS E NAO SAIR DAS ORIENTACOES QUE DEUS DA´ ) ENTAO CONHECEREIS A VERDADE E ELA ( A VERDADE VOS LIBERTARA( JOÃO 8; 31-32) primeiro pessoa tem se arrepender dos seus atos pensamentos, olhares , e depois obedecer que jesus fala a ela por meio da palavra ai ela vai se libertando... ( por isso pessoal n gosta ( pois empresas bebidas cigarros e pornografia prostituiçao perdem seus funcionarios e consumidores e diabo que ja tem seu destino selado por jesus quer levar pessoas pra sofrer nao só 60 ou 70 anos mais 1 ou 5 bilhoes anos e mais e mais morte eterna( sem fim) mas deus enviou jesus pra que o amemos nao de palavras mas por obras conheçendo nao religiao mas a BIBLIA ( ESCRITURAS SAGRADAS ) PARA ENTAO IR BEM NA TERRA COMO NO CEU E HERDAR VIDA ETERNA ( basta ser humilde e reconhecer que presiçamos de deus afinal sem chuva alimento nao cresce e vc morre sem agua quase 80% corpo é agua.. sem arvore nao tira impureza ar quem criuou isso essa mente sabia chamada (DEUS) QUE ENVIOU JESUS CRISTO SEU UNICO FILHO PRA NOS COMPRAR DE VOLTA DO PECADO PARA SERMOS COMO ELE.... BASTA ESCOLHERMOS DEUS AMA SER HUMANO MAS SUA NATUREZA NAO PODE CONVIVER COM PECADO( SEM SANTIDADE NIGUEM VERA A DEUS ( QUEM NAO NASCER DE NOVO DA AGUA E DO ESPIRITO SANTO FALAR EM LINGUAS DOS ANJOS ( ARREPENDIMENTO BATISMO CONSIENTE NAO DE CRIANÇA DE 6 MESES QUEM NEM SABE QUE TA FAENDO NEM SE ARREPENDEU DOS ATOS E PRODUZIU FRUTOS DIGNO ARREPENDIMENTO E DO ESP SANTO ORAR EM LINGUAS ) NAQUELE DIA NAO HAVERA MISERICORDIA ( SERA APENAS SENTENÇA DO JULGAMENTO QUE TODOS PASSAREMOS ( APROVEITEMOS HOJE PRA VOLTAR PRA DEUS BIBLIA E NAO PRA CRENCAS HUMANAS QUE NAO MUDAM NOSSA VIDA NEM DA SALVACAO ( PALAVRA GREGA EVANGELHO SIGNIFICA boas novas ( noticias )que deus nos perdoa e nos muda transforma pior ser no melhor... mas presiçamos dar oportunidade pra ele fazer ele nao entra na sua vida se vc nao convidar nao clamar por perdao e misericordia ( convide e confesse jesus cristo como unico senhor e salvador da sua alma e seu espirito pra TODA
eternidade.... WWW.ONGRACE.BR ( VOCE NAO PAGA NADA PRA OUVIR PALAVRA É DE GRACA NAO USE DE DESCULPAS BASTA QUERER SE ACERTAR COM JESUS
ELE TE AMA SE NAO NEM ESTARIA DANDO OUTRA CHANCE ( buscai a deus enquanto se pode achar , invocai-o enquanto esta perto ( ele ja deu a dica ENQUANTO ... HAVERA UM TEMPO EM QUE VAMOS QUERER MAS LE VAI FALAR VC TEVE VARIAS CHANCES...

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...