segunda-feira, janeiro 10, 2011

Frases de Cientistas sobre Design - 3

Deus criando universo autor do design

Paul Davies (Astrofísico Britânico): “Existe para mim um poderosa evidência que existe algo acontecendo por trás disso tudo... Parece que alguém afinou os números da natureza para criar o Universo.. A impressão do design é esmagadora”. (4)

Paul Davies: “As leis [da física] ...parecem ser o produto de um design excessivamente engenhoso... O universo deve ter um propósito”. (5)

4 – Davies, P. 1988. The Cosmic Blueprint: New Discoveries in Nature's Creative Ability To Order the Universe. New York: Simon and Schuster, p.203.
5 – Davies, P. 1984. Superforce: The Search for a Grand Unified Theory of Nature. (New York: Simon & Schuster, 1984), p. 243.

8 comentários:

Apóstolo TDS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurilo e Vivian disse...

Olá meu amigo.
Acredito que mais uma vez você fez confusão dos argumentos.
A existência de bilhões de galáxias não diminui o peso que o design tem para inferirmos que existe um Deus. Sabe qual é a chance de vida surgir do nada? Nenhuma. Zero. Nunca foi observado e vai contra tudo o que sabemos de biologia. Portanto, mesmo que multiplicássemos as chances de existência da vida pela quantidade de estrelas de todo o universo, a chance ainda seria zero porque qualquer número vezes zero é zero.
O design que nos permite inferir que existe um designer no universo não é somente a existência em si das estrelas. A posição do nosso planeta no sistema solar, nem perto nem longe demais do sol, a gravidade, tamanho da atmosfera, a inclinação do planeta, tudo isso se acumula como fatos que mostram a existência de um designer. Mesmo com tudo isso, a vida não é garantida. Mesmo que achássemos um outro planeta assim, não teríamos garantia de vida. Fora tudo isso, o DNA, um sistema de códigos digitais, mostra que existe um ser inteligente por trás de sua codificação.
De qualquer forma, o argumento do design não diz que não existem outros planetas com vida. O que o argumento diz é que, de acordo com as últimas descobertas científicas, as condições necessárias para a existência da vida são muito raras e só fazem sentido quando um design inteligente está por trás de tudo isso.
A Palavra de Deus nos diz que Ele criou o universo, eu não sei como você lê Gênesis 1, tenho certeza que você tem alguma explicação para tentar evitar a leitura mais óbvia do texto. Mas podemos aprender também sobre Deus através da criação. Esse é o argumento de Paulo em Romanos 1:20. E é aí que entra o design.
Por último, o fato de existir explosões de estrelas nada depões contra o design. Por analogia, aviões são máquinas complexas que requerem horas de design e construção. Mas alguns deles explodem ou sofrem acidente no ar, seja por terrorismo (Lockerbie, vôo 103) ou sem causas conhecidas (vôo 447 da Air France). Mas só porque eles sofrem acidentes, isso não quer dizer que são objetos sem design.
Design não quer dizer perfeição. Design quer dizer propósito e otimização. E isso podemos ver plenamente em nosso universo.

Apóstolo TDS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Apóstolo TDS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Apóstolo TDS disse...

Irmão, numa galáxia como a nossa, por simples exemplo (já que existem mais de 100 bilhões de galáxias já computadas) exite entre 100 a 200 bilhões de estrelas.

Segundo Carl Sagan, astrônomo renomado americano - falecido em 1996, no Cosmos se observa tanto ordem como desordem; caos e tranquilidade ao mesmo tempo. Existe nosso planeta habitável, com tudo indicando uma coisa única e propositalmente 'feito' para que existamos e planetas que não vemos isso nem de longe.

Mas, conforme se pode depreender, dentre estas 100 a 200 bilhões de estrelas na Via Láctea, seria inteligente de nossa parte achar que só a Terra é assim? Dificilmente!

Portanto, o chamado "designe" não é prova de que Deus criou o nosso universo.

Para provar-mos se Ele criou o universo isso teria de está em Sua Palavra, a Bíblia e não em observações limitadas de físicos e ou instrumentos científicos.

Naturalmente, esse fato, de que há designe em quase tudo que vemos, nos faz querer pensar que foi Deus quem projetou isso. Mas e as estrelas que explodem, levando consigo tudo ao seu redor à destruição? Será que já ouve estrelas que levaram mundos exatamente igual ao nosso - ou até melhor - à destruição? Possivelmente.

Será que a nossa estrela um dia chegará também ao seu fim? Sim, é só uma questão de tempo - muitos bilhões de anos - mas chegará e nosso planeta será apenas mais um mundo do qual alguém, em outra parte de nossa galáxia ou em outras, estarão se perguntando se 'há mundo igual ao nosso'? ou 'já houve no universo mundos iguais ao nosso?'. Os cépiticos, naturalmente, sempre dirão, mesmo lá: "você é maluco rapaz, só nesse planeta é que Deus criou a vida..."

Wandrey
11/1/11 11:42 AM

Apóstolo TDS disse...

Irmão, não temos base para discordar precisamente se 'a vida veio a existir do nada'. Digo isso devido ao fato de que, quando Deus "criou os céus e a terra" - isto é: a atmosfera (ou "expansão" . . . "firmamento" ) e o solo seco de nosso planeta (Gênesis 1:1-2:4) nada há ali que indique, por exemplo, que Ele tenha criado ops dinossauros que viveram milhões de anos antes do "princípio" de gênesis 1:1. Tampouco há ali explicação para os seres inteligentes que teriam, a mais de trinta mil anos no passado, desenhado as hoje chamadas de "pinturas rupestres" nas cavernas espalhadas por todo o planeta.

Portanto, com esse e o mais importante argumento - de que o Gênesis nos garante que o que os Deuses (Jeová Deus e seus milhões de anjos - Salmo 103:20) criaram não foram o universo, as galáxias, as estrelas (essas só são mencionadas no 'quarto dia' criativo' mas que sabemos não foram criadas de modos literais também), nosso sistema solar com nosso planeta e Lua.

Simplesmente teríamos de acreditar no que a Bíblia diz e não no que gostaríamos que ela dissesse.

Por isso acho que, mesmo Deus e todos os milhões de anjos seus, foram criados pelo Universo ou, possivelmente também, por vidas pré-existentes a Eles.

Isso, ao meu ver, de modo algum rebaixa sua condição de ser o Deus Todo-Poderoso e 'criador de todas as coisas'. Só que algumas coisas ele criou de modos literais e outras de modos simbólicos, como podemos ver claramente sobre a 'criação das estrelas, do Sol e da Lua' no "quarto dia". Hora, sabemos que as estrelas vieram à existência mesmo bilhões de anos antes do nosso planeta. Como poderiam ser criados no "quarto dia" após as criações das coisas aqui na terra?

Usemos as Escrituras para estipularmos nossas crenças e, assim, entenderemos toda a verdade. Usemos "a nossa faculdade de raciocínio" e não das emoções primariamente para chegarmos ainda mais próximos da verdade.

Wandrey

12/1/11 12:20 PM

Apóstolo TDS disse...

O irmão disse:

"A Palavra de Deus nos diz que Ele criou o universo, eu não sei como você lê Gênesis 1, tenho certeza que você tem alguma explicação para tentar evitar a leitura mais óbvia do texto."

Deves fazer o seguinte, irmão: Deves postar aqui texto por texto do livro de Gênesis 1:1-2:4, explicando-o e mostrando onde encontra-se a ideia mencionada pelo mano que evidencie sua 'a Palavra de Deus nos diz que ele criou o universo, as galáxias, as estrelas e nosso planeta com sua Lua'

Vai que assim sanamos quaisquer dúvidas e cheguemos à uma verdade unica.

Wandrey

PS. A ilustração das explosões de aviões que o imrão falou faz sentido e, assim, retiro o que eu havia dito o design no comentário mais acima. Realmente, 'design nada tem que ver com perfeição'
12/1/11 12:27 PM

Maurilo e Vivian disse...

Você acredita que o universo é maior que Deus, já que esse último foi criado pelo primeiro. Aí voce fica com a pergunta "quem criou o universo" já que temos provas mais que necessárias para acreditar que o universo não é eterno.
O que voce chama de deus não é Deus, especialmente aquele que se revela nas Escrituras.
Suas crenças são bem estranhas. Voce primeiro acredita nessas coisas e depois vai interpretando os textos bíblicos de acordo com suas crenças.
Infelizmente, escrever muito não é o mesmo que escrever com coerência.
Por favor, reveja suas crenças. Elas estão erradas e são perigosas pra voce. Sua eternidade está em jogo. Está na mão de um deus menor, criado por aquilo que deveria ter criado.
Por favor meu amigo, pense um pouco.
Abraços.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...