segunda-feira, outubro 04, 2010

A aceitação do Big Bang pela comunidade científica


“No início, a comunidade científica estava muito relutante em aceitar a idéia do nascimento do universo.” “Não somente o modelo do Big Bang parece confirmar a idéia judaico-cristã do começo do mundo, mas também parece clamar por um ato de criação sobrenatural...” “Precisou de tempo, evidência observacional e uma cuidadosa verificação das predições feitas pelo modelo do Big Bang para convencer a comunidade científica a aceitar a idéia de uma gênesis cósmica.” “... O Big Bang é um modelo muito bem sucedido... isso se impôs sobre uma comunidade científica relutante.”

J. M. Wersinger, Assoc. Prof. de Física, Auburn University

E como fã da série, não poderia deixar de passar a oportunidade:

3 comentários:

Darius disse...

Caro Maurílo

Você está contradizendo sua crença!

Então e a intrpretação literal do "Génesis"?
Não foi um "ser superior" que fez tudo em seis dias e descansou ao sétimo?
Não é o homem o resultado do barro moldado pelo hálito divino? E a mulher uma "mutação" da costela do Adão?

Será que está sendo feito algum "upgrade" nas "verdades absolutas?

Saudações
Darius

Maurilo e Vivian disse...

Darius.
Não, não estou me contradizendo. Ainda continuo um bom e velho criacionista que acredita que Deus criou a Terra em 6 dias literalmente.
Mas o foco do post (e o segundo que eu vejo que você não entendeu bem) é que, seja a pessoa criacionista da terra antiga, seja criacionista da terra nova, seja o que for, todos precisam lidar com o inicio do universo. E o post mostra como essa verdade foi aceita pela comunidade cientifica com resistência, pois ela aponta para o incio de todo o universo (não um universo eterno, como muitos queriam) e gera a pergunta: o que havia antes do tudo? Como tudo veio do nada? E isso, se aproxima e muito, do que a Bíblia diz sobre o inicio do universo.
Não foi dessa vez meu amigo.

Darius disse...

Caro Maurílo

Ou é ou não é!?! Tente raciocinar comigo.
Se você continua um criacionista que acredita na “criação” em 6 dias e depois apresenta um “post” aonde diz que o Big Bang é o responsável pelo início do universo então, além de se contradizer, você acredita numa inverdade, não verdade ou fábula. Escolha o termo.

É efectivamente verdade que você não se contradiz. Se você acredita na literalidade da “bíblia” só pode citar a criação em 6 dias porque é assim que o “Génesis” garante.
Mas essa não é a verdade e você, pelo que “postou”, sabe disso.
Ao contrário do que você diz, o “Big Bang” é uma proposta da ciência que, apesar dos religiosos sempre refutarem, está agora a ser simulada no “acelerador de partículas”.

Não foi dessa vez meu amigo.

Vou fazer minhas, as suas palavras. E não procure encontrar os “benefícios” aonde eles não existem porque eu estou apenas a apontar falhas em suas convicções.
A religião é fechada, dogmática, não evolui e a prova é que o mesmo livro escrito na idade média continua a ser a referência.

Saudações
Darius

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...