quinta-feira, agosto 17, 2006

Por que missionários vivem de sustento?



Por Fedde Ypma
No pensamento ocidental atual, mesmo nos círculos cristãos, existe pouco entendimento de pessoas que vivem de sustento. “Com certeza você é pago pelo que você faz?” Ainda assim esse é um conceito totalmente bíblico. Tem a ver com dependência e envolvimento. Conceito que vão contra o individualismo dos dias de hoje.
“Quanto mais eu penso sobre esse diferente estilo de vida, mais eu percebo que o modo individual de viver do mundo ocidental, é na verdade uma grande maldição. Primeiro, derruba comunidades e vida em família. Segundo é uma ilusão, porque ninguém é verdadeiramente independente na realidade e não poderá ser.”
Peter Maiden, o diretor internacional da Operação Mobilização e Joop Strietman, Coordenador de treinamento para Navios OM, escreveram isso em seu livro “Ajuda... vivendo de sustento!... Eu?” Operação Mobilização é uma grande organização missionária internacional, onde todos dependem de sustento para sua vida diária.
Isso é verdade também para organizações como Jovens Com Uma Missão, Ágape (parte da Cruzada Estudantil para Cristo) e muitas outras. Outras organizações escolhem um trabalho de levantamento de fundos mais centralizado, e ai tem a capacidade de pagar seus empregados com salários. Uma forma não é por si melhor que a outra. A escolha tem a ver com como os fundadores destas organizações foram liderados e chamados por Deus.
Esse livro fala principalmente sobre a batalha que pode vir a ser quando se vive desse jeito. De pesquisas que a OM fez com 600 pessoas que pediram por informações, pode-se mostrar que viver de sustento impede muitos de irem para missões. Deveria ser compulsória a leitura desse livro para todos que duvidam. É escrito da perspectiva deles. De qualquer forma, também é uma leitura interessante para os “doadores”.

Parceria
Coletar sustento financeiro não é somente uma questão de conseguir o dinheiro para que se possa trabalhar. Se você vê isso desse jeito, vai ser sempre um fardo. Construir sustento financeiro é na verdade sobre parceria e amizade. Se somente vemos pessoas com recursos como mantenedores, então estamos cometendo um erro. Precisamos vê-los como parceiros, como indivíduos que Deus trouxe para nosso caminho para abençoar ambas as partes, e para trazer benção para o Reino de Deus.
Mais que isso: “precisamos orar para que Deus nos leve a uma forte amizade com nossos parceiros. Isso vai nos custar tempo. Você esta pronto para doar esse tempo? Significa oração e intercessão pelos seus parceiros. Você espera que eles vão orar por você, mas você esta pronto para se comprometer a orar de forma séria pelas suas necessidades?” É sobre amizade e a comunicação que é necessária para manter essa amizade.

Jesus
Os escritores encontraram fundamentos bíblicos para essa forma de se viver (por exemplo) Êxodo 25.3-9, 30.11-16 e 31.1-6, 1 Crônicas 29.1-9 e em Esdras 1.6-11. Paulo também é muito claro sobre isso, apesar de ter escolhido (com muita razão) ser um “fazedor de tenta” em alguns lugares. Ele falo sobre isso em 1 Coríntios 9.13-14 e capítulo 16, 2 Coríntios 8 e 9 e Filipenses 4.10-20. E Jesus? Ele “podia tirar um peixe do mar com moedas em sua boca, mas ele normalmente escolheu receber as ofertas de outros, e isso foi provisão para suas necessidades. Isso significa algo que aqueles que dizem que nunca vão se ‘rebaixar’ para viver dessa forma”;
Os escritores sugerem que a nossa relutância em ser dependente de outro pode nos levar a “teimosia e um traço que não é de Deus em nós”.
Os escritores explicam para (aqueles que vão ser) missionários que nem todos são chamados para viver desse jeito. “Muitas pessoas amam o Senhor tanto quanto você, e também querem estar envolvidas na evangelização mundial. Você não esta sozinho no seu desejo de ser uma benção para o mundo”.
Aqui voltamos para os motivos que existem em dar. É uma benção dar. “A Bíblia encoraja as pessoas a dar pelo seu próprio bem. Essa razão não deve ser o motivo para dar, mas vai ser o resultado”. Por essa razão, não importa se aquele que dá tem uma receita maior ou menor que o missionário. “Jesus poderia ter parado a viúva de dar a sua última moeda, mas ao invés disso Ele louvou o seu ato de sacrifício”.

Sacrifício
Esse é na verdade o coração da questão “que sacrifício continua essencialmente par todos que se envolvem no trabalho missionário” – quer isso seja um ministério ostentoso ou não. “Sem a atitude do Apóstolo Paulo: ‘Não eu, mas Cristo’, todo método que escolhamos é impossível. O ‘Eu’ precisa se prostrar. O Seu mandamento deve ser tão importante para nós, que nós iremos por Ele, seja lá o que isso significar. Recusar porque ‘a idéia de levantar dinheiro não é apelativo’ não vai levar a abençoar o mundo ou ajudar as pessoas”.

“Ajuda... vivendo de sustento!... Eu?” Pode ser pedido por €2,00 da Operação Mobilização em Emmeloord, http://www.nl.om.org/ (tanto site quanto o livro estão em holandês – NT)

Fonte: http://www.ywam.nl/heidebeek/2006/08/why-missionaries-live-of-support

Um outro livro muito bom sobre sustento é Friend Raising, de Betty Barnett, YWAM Publishing. Pode ser comprado pelo site do YWAM (veja Links) ou pela Amazon. Infelizmente não temos em português. Isso explica muita coisa pra nós...

Um comentário:

miriam disse...

I read the last 2 articles. This about the support to missionaries, is very good. Thanks for the info of the books.
Soon I´ll be in the way to look for supporters. And is true that it´s very biblical...and also, many missionariees we cant be "in the field" without supporters. So, they´re important in what we´re doing. They´re part of it. I do the work and without them I cant do it. And always thinking that the provision is not coming from them, it is, but thinking that is coming from God. In this way I dont depend in people, my dependence is on God.
I can be happy because my confidence is on him.
But, yesterday I was speaking it with somebody from Brazil...and we really need to pray for many missionaries that are having problems with support!

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...