segunda-feira, novembro 08, 2010

A divindade do Espírito Santo


Tradução Pés Descalços

Eu normalmente sou questionado porque eu acredito na divindade de Jesus, mas é justo perguntar porque eu acredito na divindade do Espírito Santo. Não é possível que o Espírito seja apenas o poder não-pessoal de Deus? Bem, o Espírito é descrito de forma que você não esperaria de uma força: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30 ESV)

A passagem clássica é: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (Atos 5:3-4 ACF) Parece aqui que Deus e o Espírito são utilizados em paralelo. Ao mentir para o Espírito, ele estava mentindo a Deus ao mesmo tempo.

No entanto, essa não é a única passagem. Em inúmeras vezes todos os três membros da Trindade são usados juntos. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19 ACF) "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós" (2 Coríntios 13:14 ACF) "Ora, há diversidade de dons, mas o mesmo Espírito; e há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo e há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos." (1 Coríntios 12:4-6 ACF) Todos os três são usados em paralelo. A questão é por quê? Se o Espírito é apenas o poder de Deus, por que não incluir um dos outros atributos de Deus também? E quanto ao amor, justiça ou misericórdia? Por alguma razão, é o Deus Pai, o Senhor Jesus e o Espírito Santo que sempre aparecem juntos. Aceito a explicação trinitária que todos os três são pessoas do Deus trino.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...