segunda-feira, novembro 08, 2010

As 7 Leis da Apologética


Muita gente não sabe direito o que é apologética ou acha que isso é para poucos. 1 Pedro 3:15 derruba totalmente esse argumento. Apologética, a defesa da fé, feita com humildade e gentileza é para todos os cristãos.
Apologética tem um papel duplo. Ele nos ajuda a solidificar nossa fé, dando sustentação para a mesma e também ajuda muito a remover os obstáculos para a apresentação do evangelho. Mas existe algo que a apologética não faz. Ela não converte ninguém. Assim como nem você, nem eu. Esse é um papel do Espírito Santo.
Estávamos vendo um vídeo do Gary Demar Show, e em uma entrevista com Wes Moore, são apresentadas 7 Leis da Apologética. Fiz um resumo abaixo, pois cada uma dessas leis mereceria um post a parte.

1. A outra pessoa não sabe tanto quanto você acha que ela sabe.
A maioria das pessoas não é especialista em teologia ou filosofia. Não tenha medo de abordá-las. Se você se aprofundar em seus estudos, você estará pronto para para defender a fé contra praticamente todo tipo de pessoa.

2. Todo muito tem fé.
Ateus, cientistas, todos têm crenças. Muitas coisas são assumidas. É necessário crer que razão é razão. Não dá pra provar no laboratório. Não aceite a dicotomia “nós temos a ciência, vocês a religião”. É uma dicotomia falsa.

3. Uma contradição nunca pode ser verdade.
Muita gente diz que todas as religiões levam a Deus. Mas poucos pensam direito a respeito. Estão dizendo que posições contraditórias são verdadeiras. Os ensinos do cristianismo são contraditórios aos ensinos dos budismo. Ambos não podem estar certos.

4. Nunca diga “Eu não sei” duas vezes.
Quando não souber a resposta, você pode dizer: “Essa é uma boa pergunta. Tenho certeza que existe uma boa resposta. Eu vou pesquisar e depois te responde”. Pesquise e volte com a resposta para a pessoa. Isso te ajuda a montar um portefólio de respostas.

5. Verifique tudo!
Não simplesmente aceite as informações. Sejam vindas de cristãos, sejam de não-cristãos, pesquise sobre o assunto.

6. Pergunte para a outra pessoa sobre as razões de suas afirmações.
Pergunte para a pessoa quais razões para sua crença? Quais provas para isso? Quais provas para você pensar assim?

7. Nunca fique irritado.
Não se irrite. Não perca a cabeça. Mesmo que o outro fique bravo. Mantenha a calma.

Um comentário:

Diogo Carvalho disse...

Preciosas recomendações!
Tenho entendido que devemos discernir bem os momentos para a apologética e para o evangelismo.
Isso ajuda até mesmo a remir o tempo para alcançar aqueles que realmente receberão de bom grado as boas novas. A apologética, por si só (embora muito importante em certos casos), muitas vezes só ocupa inutilmente o trabalho do evangelista.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...