quarta-feira, agosto 10, 2011

Frases auto-refutáveis



Abaixo segue uma lista de frases auto-refutáveis que são comumente repetidas na nossa cultura hoje em dia. O objetivo triplo aqui é: (1) reconhecer frases auto-refutáveis, (2) expô-las por aquilo que elas são, e (3) evitar ser pego de surpresa por elas.

Após cada frase auto-refutável segue uma explicação porque essa frase comente suicídio junto com uma sugestão de como responder. Se essa é a primeira vez que você lida com frases auto-refutáveis você talvez precisará lê-las mais de uma vez. Pare e reflita naquilo que a frase está realmente dizendo e então veja se você consegue identificar a sua natureza auto-refutável.

Recomendo também a leitura do post sobre a Tática Papa-léguas, muito útil quando somos presenteados com frases auto-refutáveis.

Fique a vontade para deixar comentários com suas frases auto-refutáveis favoritas e eu as adiciono aqui. Aproveite!

1. Não existe verdade.
Se não existe verdade essa esse frase em si mesma não pode ser verdade. Portanto, a verdade existe. Você não pode negar a verdade afirmando-a. Você pode responder “isso é verdade?” ou então “como pode ser verdade que não existe verdade?”

2. Você não pode conhecer a verdade.
Se você não pode conhecer a verdade então você não poderia nunca saber que “você não pode conhecer a verdade”. Essa pessoa está afirmando conhecer a verdade que não se pode conhecer a verdade. Você pode responder “então, como você sabe disso?”

3. Ninguém possui a verdade.
Essa pessoa está afirmando possuir a verdade que diz que ninguém possui a verdade. Se ninguém possui a verdade então a frase “ninguém possui a verdade” é falsa! Você pode responder “então como você sabe que isso é verdade?”

4. Toda verdade é relativa.
Também conhecida por “tudo é relativo.” Se toda a verdade é relativa então essa frase por si mesma também seria relativa e não uma verdade objetiva. Em outras palavras, a pessoa está afirmando que é uma verdade objetiva que toda verdade é relativa. Você pode responder “isso é uma verdade relativa?”

5. É verdade para você mas não para mim.
Essa frase é auto-refutável porque ela afirma que a verdade é relativa ao indivíduo e ao mesmo tempo implica que é objetivamente verdade que algo pode ser “verdade pra você mas não pra mim.” Você pode responder “isso é verdade pra você ou é verdade para todo mundo?”

6. Não existem absolutos.
Essa frase é uma declaração absoluta sobre a realidade que afirma que não existem absolutos. Você pode responder “você tem certeza absoluta disso?”

7. Ninguém pode conhecer qualquer verdade sobre religião.
Essa pessoa afirma ter um conhecimento da verdade sobre religião que é a seguinte: você não pode conhecer a verdade sobre a religião. Você pode responder “então como você chegou a esse conhecimento sobre a religião.”

8. Você não pode saber de nada com certeza.
Se você não pode saber de nada com certeza você nunca chegaria a saber disso! Essa pessoa afirma saber com certeza que você não pode saber nada com certeza. Você pode responder “então, como você sabe disso com certeza?”

9. Você deve duvidar de tudo.
Se você deve duvidar de tudo então você também deve duvidar a verdade sobre a frase “você deve duvidar de tudo”. Você pode responder “Eu deveria duvidar disso?” E lembre-se: sempre duvide de suas dúvidas!

10. Somente a ciência pode nos mostrar a verdade.
Se somente a ciência pode nos mostrar a verdade nós nunca poderíamos saber que “somente a ciência pode nos mostrar a verdade” porque isso não é algo que a ciência nos mostraria! Isso porque essa afirmação é de natureza filosófica e não científica. Você pode responder “qual experimento científico que mostrou isso?” ou “qual é a sua evidência científica que mostra que somente a ciência pode nos mostrar a verdade?”

11. Você só pode conhecer a verdade através da experiência.
Se você só pode conhecer a verdade através da experiência você jamais conheceria a verdade sobre a frase “você só pode conhecer a verdade através da experiência” porque isso não é algo que pode ser conhecido através da experiência. Você pode responder “você pode conhecer essa verdade através da experiência?” ou “qual experiência te ensinou essa verdade?”

12. Toda verdade depende da sua perspectiva.
Se toda verdade depende da sua perspectiva então mesmo a verdade “toda verdade depende da sua perspectiva” depende da sua perspectiva. Essa é outra frase objetiva que afirma que o relativismo é verdadeiro. Você pode responder “essa verdade depende da sua perspectiva?”

13. Você não deve julgar.
A pessoa que está dizendo isso está fazendo um julgamento, que diz que é errado julgar! Você pode responder “se é errado julgar, então por que você está me julgando?”

14. Você não deve forçar a sua moralidade sobre outras pessoas.
Essa pessoa está forçando o seu ponto de visto moral que diz que é errado forçar um ponto de vista moral. Você pode responder “então, por favor, não force a sua moralidade que diz que é errado forçar moralidade.”

15. Você deve viver e deixar viver.
Essa pessoa que diz “viva e deixe viver” não está deixando você viver do jeito que você quer! Ela está prescrevendo um comportamento para você ao invés de seguir seu próprio conselho. Você pode responder “se essa é a sua filosofia, por que você está me dizendo como eu devo viver?”

16. Deus não toma partidos.
Se Deus não toma partidos, então ele está sendo partidário do lado que não toma partidos. Você pode responder “Deus toma esse partido?”

17. Você não deveria tentar converter as pessoas.
Essa pessoa está tentando converter você para a posição dela que diz que é errado converter as pessoas. Você pode responder “se é errado tentar converter as pessoas, por que você está tentando me converter?”

18. Essa é apenas a sua opinião.
Essa frase é auto-refutável se ela trata uma afirmação objetiva como se fosse subjetiva. A suposição escondida aqui é que todas as afirmações são relativas e uma questão de escolha pessoa. Se esse for o caso ela é por si mesma relativa e uma questão de escolha pessoal. Você pode responder “bem, essa é apenas a sua opinião que essa é a minha opinião”.

19. Você deveria ser tolerante com outras opiniões.
A maioria das frases referentes a tolerância são auto-refutáveis se por “tolerância” querem dizer “aceitar todas as opiniões como igualmente verdadeiras e válidas.” Se esse for o caso, a pessoa que diz “você deveria ser mais tolerante com outras opiniões” não está sendo tolerante com a sua opinião! Você pode responder “então, por que você não tolera a minha opinião?”(*)

20. É arrogante afirmar que se tem a verdade.
Essa pessoa afirma ter a verdade que diz “é arrogante afirmar que se tem a verdade.” Portanto, por seu próprio padrão, essa é uma pessoa arrogante! Você pode responder: “Nossa, isso é tão arrogante da sua parte!”

* tolerância de verdade significa “boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas” e carrega a ideia de respeito e valor em relação às pessoas. Isso está em rota de colisão com a definição pós-moderna de tolerância que diz que devemos ter todas as verdade como iguais e válidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, muitas vezes engolimos essas frases e nem percebemos que são auto-refutáveis.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...