terça-feira, março 02, 2010

Fontes antigas e independentes para o túmulo vazio


A “Pergunta da Semana” de Bill Craig apresentada em Reasonable Faith recentemente abordou o problema do número e das datas das primeiras fontes independentes para as histórias do enterro e do túmulo vazio de Jesus. Descobri que minhas próprias opiniões estavam um pouco equivocadas, então eu pensei que seria benéfico para todos se dessemos um olhada mais de perto.

Vamos dar uma olhada nas fontes independentes para a história do túmulo vazio.

1) A parte de Marcos que narra o enterro é uma fonte recente ao evento
Marcos é o evangelho mais antigo, mas mesmo ele depende de uma fonte mais recente para uma parte de seu evangelho.

A história do enterro é parte do material fonte de Marcos para a história da Paixão de Jesus. Esta é uma fonte muito recente o que provavelmente é baseada em depoimentos de testemunhas oculares e é datada para dentro de vários anos da crucificação de Jesus.
... A história do tumulo vazio é sintaticamente ligada à história do enterro, na verdade, eles são apenas uma única história.

Bill fala sobre a datação e importância desta fonte recente:
... Considerando que a maior parte do Evangelho de Marcos é composta por contos anedóticos como pérolas enfiadas em uma corda, quando chegamos à última semana da vida de Jesus, encontramos uma narrativa contínua de eventos da conspiração judaica durante a Festa dos Pães Ázimos através do sepultamento de Jesus e do túmulo vazio.
... De acordo com James D. G. Dunn, "A explicação mais óbvia desta característica é que o quadro foi logo no início fixado dentro do processo da tradição e assim permaneceu durante a transição para os Evangelhos escritos. Isso sugere, por sua vez uma tradição enraizada na memória dos participantes e colocada nesse formato por eles" (J. D. G Dunn, Jesus Remembered, 2003, pp. 765-6.)
A opinião dominante entre os estudiosos do NT é, portanto, que as narrativas da Paixão são precoces e com base em depoimentos de testemunhas oculares (Mark Allen Powell, JAAR 68 [2000]: 171). Com efeito, de acordo com Richard Bauckham, muitos eruditos datam a narrativa da Paixão de Marcos no mais tardar nos anos 40 (lembre-se que Jesus morreu em 30 AD) (Richard Bauckham, Jesus and the Eyewitnesses, 2006, p. 243)....

Uau, essa fonte independente é quase tão boa quanto 1 Coríntios 15:3-7! O que mais é uma boa fonte?

2) Mateus tem uma fonte independente para a história da tumba vazia
Craig escreve:
Quanto aos outros evangelhos, que Mateus tem uma tradição independente do túmulo vazio é evidente, não só do vocabulário não-Mateus (por exemplo, as palavras traduzidas "no dia seguinte", "dia da preparação", "enganador", " guarda [de soldados], "para tornar seguras", "selar"; a expressão "no terceiro dia" também é não-Mateus, porque ele usa em todos os outros lugares "após três dias;" a expressão "principais sacerdotes e os fariseus" nunca aparece em Marcos ou Lucas e também é incomum para Mateus), mas também de Mateus 28:15: "E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje", indicativo de uma história de tradição da disputa com os judeus não-cristãos.

Isso foi uma novidade para mim.

3) A fonte usada por Lucas e João para a história da tumba vazia
A inspeção do túmulo vazio por Pedro implica o túmulo vazio. Craig escreve:
Lucas e João têm a história que não está em Marcos, sobre Pedro e outro discípulo inspecionando o túmulo, que dada a independência de João de Lucas, indica uma tradição separada por trás da história. Além disso, já vimos que a independência de João de Marcos mostra que ele tem uma fonte separada para o túmulo vazio.

Isso também foi uma novidade para mim.

4) Os primeiros sermões em Atos apóiam o túmulo vazio
Atos foi escrito por Lucas. Craig escreve:
Os primeiros sermões em Atos provavelmente não foram criados por Lucas do nada, mas representam pregações apostólicas antigas. Nós encontramos o túmulo vazio de forma implícita no contraste entre o túmulo de David e o de Jesus: "David morreu e foi sepultado e seu sepulcro está conosco até hoje." Mas "este Jesus Deus ressuscitou" (2:29-32; cf . 13.36-7).

Isso eu tinha ouvido falar antes, de Gary Habermas.

5) O credo recitado por Paulo em 1 Coríntios 15:3-7 é uma fonte recente
Esta passagem não menciona explicitamente o túmulo vazio, mas implica o túmulo vazio. Nós nos tempos modernos não estamos livres para reinventar o significado da palavra ressurreição. Teólogos judeus da antiguidade que acreditavam na ressurreição tinham uma definição definitiva da palavra: a palavra significa que o corpo desapareceu do túmulo.

Craig escreve:
... A velha tradição transmitida por Paulo à igreja de Corinto, que está entre as primeiras tradições identificáveis no NT, refere-se ao sepultamento de Jesus, na segunda linha do credo. Que este é o mesmo evento que o enterro descritos nos Evangelhos torna-se evidente, comparando a tradição de Paulo com as narrativas da Paixão de um lado e os sermões nos Atos dos Apóstolos, por outro. A quarta linha do credo transmitido por Paulo é um resumo dos acontecimentos centrais da crucificação de Jesus, o sepultamento por José de Arimatéia, a descoberta de seu túmulo vazio, e suas aparições aos discípulos.

Este credo foi datado em 5 anos dentro da crucificação, como mencionei antes.

Estudos adicionais
Um artigo de nível acadêmico (em inglês), onde Craig faz a defesa caso pelo túmulo vazio é encontrado aqui. Comentaristas ateus: certifique-se e leia este artigo antes de comentar.

Tradução Pés Descalços.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...