segunda-feira, maio 02, 2011

Deus pode criar uma pedra tão grande que ele não pode levantar?



Essa é uma pergunta comum que é feita por aqueles que não entendem muito bem a natureza de um Deus onipotente. Um outra forma engraçada de fazer a mesma pergunta é: Pode Deus criar um sanduíche tão grande que ele não consegue comer? (Eu devo essa jóia ao meu amigo).
Quando os cristãos afirmam que Deus é onipotente (todo-poderoso), eles não estão afirmando que ele pode fazer qualquer coisa. Nós afirmamos que Deus pode fazer qualquer coisa que seja logicamente possível. A onipotência de Deus existe em acordo com seus outros atributos, não como um atributo em separado. Portanto, quando não entendemos os outros atributos de Deus, somos parados por perguntas como essas. Aqui está uma breve lista de coisas que Deus não pode fazer, baseado em seus outros atributos:
  • Deixar de Existir – um ser cuja própria natureza é ser não pode deixar de existir; isso é logicamente impossível.
  • Amar o mau – um ser que é todo-amoroso não pode amar o mau; isso é logicamente impossível.
  • Fazer uma cópia de si mesmo – Deus é infinito e dois seres infinitos não podem existir; tisso é logicamente impossível.
  • Mudar sua natureza – um ser que não muda (imutável) não pode muar; isso é logicamente impossível.

Então, porque ele não pode criar uma pedra tão grande que ele não pode levantar? Simples. Deus é infinito e só pode existir um ser infinito (veja número 3 acima). Se existirem dois seres infinitos, então nenhum deles seria realmente infinito porque cada um seria limitado pelo outro. Mas um ser infinito não tem limites, portanto eles não podem ambos serem infinitos.
Se uma pedra que não pode ser movida por um ser infinito é criada, essa pedra também deve ser infinita. Mas se temos um ser infinito e uma pedra infinita, temos dois seres infinitos. E isso é, como dissemos a pouco, uma impossibilidade lógica.
Quando entendemos o que infinidade significa (sem limites) e quando entendemos que Deus não pode violar as leis da lógica (que são baseadas em sua própria natureza), então podemos facilmente entender como Deus não pode criar um pedra tão grande que ele não pode levantar. É como se pedíssemos para um ser infinito criar outro ser infinito. Não é possível!!

4 comentários:

Wandrey Suarez disse...

A verdade pode ser que Deus não é infinito.

Devemos levar em conta que há uma enorme probabilidade de o Universo ter criado Deus.

Wandrey

Maurilo e Vivian disse...

Tudo é possível Wandrey.
Mas nem tudo é provável. Então, você lê Gênesis 1:1 da seguinte forma:
"No princípio os céus e a terra criaram Deus".
Isso não faz o menor sentido.
Deus não é finito. Ele é infinito, não criado. Ele é a origem de tudo. Leia João 1. Ali diz que tudo foi criado por Ele.

Wandrey Suarez disse...

Oh irmãozinho, neste assunto também, demonstre o seu estudo sobre o livro do Gênesis. Caso contrário, não tens razão.

Wandrey

Maurilo e Vivian disse...

Não Wandrey. É você quem está fazendo a afirmação esdrúxula aqui (enorme probabilidade de o Universo ter criado Deus). É você quem deve defender seu ponto de vista.
Eu já mostrei que isso não faz sentido. E diferente de você, eu estou levando todo o texto bíblico em consideração. Você está somente trazendo uma visão bastante contaminada de Gênesis.
O ônus da prova está com você.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...