terça-feira, novembro 24, 2009

Não desperdice seu câncer

Hoje eu (Maurilo) fui ao médico para marcar uma cirurgia para remoção de um tumor, um câncer de pele que está alojado em meu rosto. Não é nada realmente perigoso, a cirurgia vai dar conta do recado e nenhum tipo de terapia vai ser necessária após a terapia. O máximo que vai resultar disso é uma cicatriz, o que não é de todo mal. Não vou ficar mais bonito mesmo.
Mas essa situação me lembrou um texto do Dr. John Piper escrito um pouco antes de sua cirurgia de remoção de um câncer de próstata. A situação e o tipo de tumor são totalmente diferentes, mas podemos sempre aprender alguma coisa com esse tipo de situação.
Abaixo segue o texto do Dr. Piper. Caso você conheça alguém que é cristão e está passando por isso, acredito que esse texto será de grande ajuda.

Não Desperdice Seu Câncer

Eu escrevo este texto na véspera da cirurgia de próstata. Eu acredito no poder de Deus para curar, pelo milagre e pela medicina. Eu acredito que é certo e bom orar para os dois tipos de cura. O câncer não é desperdiçado quando é curado por Deus. Ele recebe a glória e é por isso que o câncer existe. Portanto, não orar pela cura pode desperdiçar seu câncer. Mas a cura não é o plano de Deus para todos. E há muitas outras maneiras de desperdiçar seu câncer. Estou orando por mim e por você que não desperdicemos essa dor.

1. Você desperdiçará seu câncer se você não acreditar que ele foi designado para você por Deus.
Não adianta apenas dizer que Deus usa o nosso câncer, mas não o designou. O que Deus permite, ele permite por uma razão. E isso é o seu desígnio. Se Deus prevê que uma evolução molecular se torne um câncer, ele pode parar o processo ou não. Se ele não parar, ele tem um propósito. Já que ele é infinitamente sábio, é correto chamar esse propósito um desígnio. Satanás é real e causa muitos prazeres e dores. Mas ele não é definitivo. Então, quando ele atacou Jó com úlceras (Jó 2:7), Jó atribuiu-as a Deus (2:10) e o escritor inspirado concorda: "Eles. . . confortaram-no por todo o mal que o Senhor lhe havia enviado "(Jó 42:11). Se você não acredita que seu câncer foi designado para você por Deus, você vai desperdiçá-lo.

2. Você desperdiçará seu câncer se você acreditar que é uma maldição e não uma dádiva.
"Não há, portanto, agora nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, tornando-se maldição por nós" (Gálatas 3:13). "Não há encantamento contra Jacó, nem adivinhação contra Israel" (Números 23:23). "Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão "(Salmo 84:11).

3. Você desperdiçará seu câncer se você procurar conforto em suas probabilidades e não em Deus.
O desígnio de Deus em seu câncer não é treiná-lo no cálculo humano racionalista das probabilidades. O mundo consegue seu conforto nas probabilidades. Cristãos não. “Alguns confiam em seus carros (porcentagens de sobrevivência) e outros confiam em seus cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus” (Salmo 20:7). O desígnio de Deus está claro em 2 Coríntios 1:9, "portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos". O objetivo de Deus em seu câncer (entre mil outras coisas boas) é derrubar a autoconfiança em nossos corações para que possamos confiar totalmente Nele.

4. Você desperdiçará seu câncer se você se recusar a pensar na morte.
Vamos todos morrer, se Jesus adiar o seu retorno. Não pensar sobre como vai ser sair desta vida e encontrar Deus é loucura. Eclesiastes 7:2 diz: "Melhor é ir à casa onde há luto (funeral) do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Como você pode aplicá-lo ao seu coração se você não pensa sobre isso? Salmo 90:12 diz, "Ensina-nos a contar os nossos dias para que possamos obter um coração sábio". Contagem de seus dias significa pensar sobre quão poucos existem e que vão acabar. Como você vai receber um coração sábio, se você se recusa a pensar sobre isso? Que desperdício, se não pensar na morte.

5. Você desperdiçará seu câncer se você pensa que "bater" o câncer significa manter-se vivo, em vez de cultivar Cristo.
Satanás e os desígnios de Deus em seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor por Cristo. Deus deseja aprofundar o seu amor por Cristo. O câncer não vence se você morre. Ele ganha se você não estimar a Cristo. Deus deseja arrancá-lo para fora do seio do mundo e alimentá-lo da suficiência de Cristo. O câncer foi criado para ajudá-lo a dizer e sentir: "Eu conto tudo como perda por causa da excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor." E saber que, por conseguinte, "Pois viver é Cristo, e morrer é lucro" (Filipenses 3: 8; 1:21).

6. Você desperdiçará seu câncer se você gastar muito tempo lendo sobre o câncer e pouco lendo sobre a respeito de Deus.
Não é errado saber sobre câncer. A ignorância não é uma virtude. Mas o desejo de saber mais e mais e a falta de zelo em conhecer a Deus mais e mais é sintomático da incredulidade. Câncer é destinado a despertar-nos para a realidade de Deus. Ele é utilizado para colocar sentimento e força depois do mandamento "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3). Ele foi criado para despertar-nos para a verdade de Daniel 11:32: "mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas". Destina-se a criar carvalhos inabaláveis, indestrutíveis, de dentro de nós: "O seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a correntes de água que produz o seu fruto no seu tempo e sua folhagem não murcha. Em tudo o que ele faz, ele prospera "(Salmo 1:2). Que desperdício do câncer se lemos dia e noite sobre o câncer e não sobre Deus.

7. Você desperdiçará seu câncer se você deixá-lo dirigir-lhe para a solidão, em vez de aprofundar seus relacionamentos com manifestação de carinho.
Quando Epafrodito trouxe os presentes a Paulo enviado pela igreja de Filipos, ele ficou doente e quase morreu. Paulo diz aos Filipenses: "porquanto ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que estivera doente" (Filipenses 2:26-27). Que resposta incrível! Ela não diz que estavam em dificuldades, que ele estava doente, mas que ele estava angustiado porque ouviram dizer que ele estava doente. Esse é o tipo de coração que Deus pretende criar com o câncer: um profundamente coração afetuoso que se preocupa com pessoas. Não desperdice seu câncer, recolhendo-se a si mesmo.

8. Você desperdiçará seu câncer se você se lamentar como aqueles que não têm esperança.
Paulo usou esta frase em relação àquelas cujos entes queridos haviam morrido: "Nós não queremos que vocês sejam desinformados, irmãos, sobre aqueles que estão dormindo, que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4: 13). Há uma tristeza na morte. Mesmo para o crente que morre, há uma perda temporária, da perda do corpo e perda de entes queridos, e perda de ministério terreno. Mas a dor é diferente, é permeada por esperança. "mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor" (2 Coríntios 5:8). Não desperdice seu câncer em luto como aqueles que não têm essa esperança.

9. Você desperdiçará seu câncer se você trata o pecado tão casualmente como antes.
São os seus pecados que o afligem tão atraentes quanto o eram antes de você ter câncer? Se é assim, você está desperdiçando o seu câncer. Câncer é designado para destruir o apetite para o pecado. Orgulho, avareza, luxúria, ódio, rancor, impaciência, preguiça, procrastinação, todos estes são os adversários que o câncer deve atacar. Não pense apenas em lutar contra o câncer. Também pense em lutar junto ao câncer. Todas estas coisas são piores do que câncer. Não desperdice o poder do câncer para esmagar os inimigos. Deixe a presença de toda a eternidade fazer com que seus pecados temporais se tornem tão fúteis quanto ele realmente são. "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?" (Lucas 9:25).

10. Você desperdiçará seu câncer se você deixar de usá-lo como um meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.
Os cristãos nunca estão em algum lugar por acidente divino. Há razões para estarmos onde estamos. Considere o que Jesus disse sobre as dolorosas circunstâncias inesperadas: "Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho. "(Lucas 21:12 -13). Assim é com o câncer. Esta será uma oportunidade para testemunhar. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma oportunidade de ouro para mostrar que ele vale mais do que a vida. Não o desperdice.
Lembre-se você não está sozinho. Você terá a ajuda de que necessita. "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).

Pastor John

By John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org
Tradução Pés Descalços

Um comentário:

Professora de Escola Dominical disse...

Irmão,

Que Deus te abençoe e te dê vitória independentemente dos resultados do teu tratamento.

Assiti ao seu vídeo com os Mórmons... Ficou mesmo muito bom, parabéns.

Quero aprender muito ainda com você e por isso vou voltar aqui mais vezes.

Obrigada pelo blog!

Rossana

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...