segunda-feira, junho 18, 2012

Segundas terminológicas: batismo

segundas com termos da teologia hoje agostinho



Batismo:



Prática de aspergir água, derramar água sobre a cabeça ou imergir em água como ato  de iniciação cristão e obediência ao mandamento de Jesus Cristo. O batismo como ordenança ou sacramento cristão tem aplicação univsersal na igreja, embora haja grande divergência quanto à sua aplicação; se aos que conscientemente exercitam a fé em Cristo (bastismo dos crentes) ou se também aos recém-nascidos, cujos pais são cristãos (batismo de recém-nascidos ou pedobatismo).

Fonte: Dicionário de Teologia, edição de bolso. Ed. Vida.

2 comentários:

Nana disse...

Interessante...e qual a "versão" mais correta? Por aspersão ou imersão? Bj e fk c Deus.

Maurilo e Vivian disse...

Pelos exemplos que temos nas Escrituras e também pela própria raiz da palavra em grego (βαπτισμω) me leva a entender que o mais correto é a imersão. Mas se água for um problema, então, a aspersão é possível.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...