sexta-feira, janeiro 21, 2011

O Ateísmo como parasitário do Cristianismo






“O mito secular continua com um cenário desenhado pelo historiador do século 18 Edward Gibbon:  O Cristianismo destruiu civilizações clássicas e trouxe a Idade das Trevas. A civilização escapou da Idade das Trevas somente com a ascensão do homem renascentista e da ciência. O pensamento secular ajudou a chacoalhar os grilhões da religião e criou o mundo moderno. Hoje, somente os vestígios da religião organizada previnem a humanidade de alcançar seu completo potencial.   Ajudando a “vender” esta história está a promessa que o secularismo irá finalmente permitir total liberdade pessoal, especialmente na área da sexualidade. Esse é um ponto que [Christopher] Hitchens afirma explicitamente ao final de sua “jeremiado” Deus Não é Grande.

“. . . As boas novas para o teísta cristão é que a história de Hitchens é simples ao ponto de ser simplista e os cristãos tem uma história melhor para contar. A história básica é a seguinte: a combinação da filosofia grega e o cristianismo gerou a cristandade, que produziu a maioria das coisas boas do nosso mundo. A cristandade cria um ambiente tanto para a razão quando para o sentido. Ela balanceia lei e liberdade. Torna o amor o motivo central para as ações humanas e um Deus racional o alvo desse amor.

“Enquanto os cristãos muitas vezes falham, a idéias básicas da cristandade continua puxando a humanidade de volta da beira do tiranismo completo e do caos social ruinoso. A falha cristã cria  secularistas, que muitas vezes servem como críticos internos úteis das inconsistências cristãs. Os secularistas modernos muitas vezes fazem contribuições subsidiárias úteis e importantes para as instituições originadas por cristãos, como hospitais e universidades.

“No pior dos casos, os evangelistas secularistas são cínicos destrutivos vivendo parasitariamente dentro de estruturas com origens cristãs e minando as bases filosóficas e teológicas para sua existências.”

John Mark Reynolds em Against All Gods: What’s Right and Wrong about the New Atheism, 102-103. / Contra todos os Deuses: O que está Certo e o que está Errado com o Novo Ateísmo /

Postagem original Cloud of Witnesses

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Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

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