Esse semana eu estava lendo Hebreus
3 quando me deparei com o seguinte texto:
Portanto, como diz o Espírito Santo:
Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,
Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
Onde vossos pais me tentaram, me
provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
Por isso me indignei contra esta
geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus
caminhos.
Assim jurei na minha ira Que não
entrarão no meu repouso.
Hebreus
3:7-11
Parei por um instante, refleti um
pouco e imediatamente peguei a minha Tradução do Novo Mundo das Sagradas
Escrituras (versão oficial da Bíblia das testemunhas de Jeová) e procurei o
mesmo texto nesse livro, onde lemos o seguinte:
Por esta razão, como diz o espírito
santo: “Hoje, se escutardes a sua própria voz, não endureçais os vossos
corações como na ocasião em que se causou ira amarga, como no dia em que se fez
a prova no ermo, em que os vossos antepassados me submeteram a uma prova, com
uma provação, e, no entanto, tinham visto as minhas obras por quarenta anos. Por
esta razão me aborreci desta geração e disse: ‘Eles sempre se perdem nos seus
corações, e eles mesmos não chegaram a conhecer os meus caminhos.’ De modo que
jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu descanso.’”
Esse texto sozinho é capaz de
derrubar duas das mais significativas (e perigosas) doutrinas da Torre de
Vigia: que o Espírito Santo não é uma pessoa e muito menos é Deus.
O texto começa com o Espírito Santo
falando, fazendo uma declaração. Se o Espírito Santo não fosse uma pessoa, ele
jamais poderia falar nada, já que objetos não falam. Uma testemunha de Jeová
poderia levantar a objeção que isso é pura figura de linguagem, como alguém que
diz “pare em nome da lei”, ou qualquer coisa do tipo. Mas é importante lembrar
como uma testemunha de Jeová chega a conclusão que o Espírito Santo não é uma
pessoa. Eles não chegam a essa conclusão pela leitura das Escrituras, mas pelo
seguinte raciocínio: como o Espírito Santo entrou nos apóstolos no Pentecoste e
também pode operar em vários lugares ao mesmo tempo, ele jamais poderia ser uma
pessoa (particularmente eu acho as doutrinas da Torre de Vigia muito
materialista, mas isso fica pra outro post). Após esse raciocínio e após isso
ter sido estabelecido, então, a testemunha de Jeová passa à caça de textos nas
Escrituras que “comprovam” esse raciocínio. Muitos outros textos mostram a
pessoalidade do Espírito Santo (Rom 8:27, 15:10; Atos 8:29, 11:12, 21:11; 1 Tim
4:1 e tantos outros) e esse, Hebreus 3, tem dupla função.
A segunda doutrina destruída por
esse texto é aquela que diz que o Espírito Santo não é Deus. Aqui, o Espírito
Santo fala como Deus. Foi contra Deus que o povo se rebelou no deserto e foi
Deus quem decretou que eles vagariam por 40 anos antes de entrar na Terra
Prometida. Como poderia o Espírito Santo dizer que ele foi submetido à prova e
que ele havia operado obras e que ele se aborreceu e que os caminhos que o povo
não chegou a conhecer foram os deles e que ele ficou irado, se não fosse uma
pessoa e se essa pessoa não fosse Deus? Leia esse texto e compare com Números 14,
especialmente do versículo 28 em diante. E note também que a palavra para
Senhor nesse texto é o tetragrama, que as testemunha de Jeová afirmam ser o
nome de Deus (Jeová).
Assim, um único texto é capaz de
destruir duas doutrinas de uma única vez.
Eu tenho certeza que se eu abrisse a
minha Watchtower Library eu encontraria alguma explicação esdrúxula para Hebreus
3 que poderia convencer aqueles dentro da seita, mas dificilmente resistiria a
uma análise mais profunda.
Mas fiquem a vontade para tentar.
Um comentário:
Caro Maurilo
Voltei novamente, depois de muito trabalho a realizar. Não sei se ainda se lembra de mim, mas ainda estou a aguardar a sua opinião sobre o ultimo email que enviei para si.
Agora deparei-me com a sua pesquisa de Hebreus e o espirito santo.
Ao fazermos uma pesquisa bíblica devemos levar em conta vários aspectos bem como o seu contexto. No caso do texto bíblico apresentado e sua explicação, encontrei algumas deficiências ou dificuldades em explicá-lo. Primeiro, o espirito santo não pode ser uma pessoa, afinal você próprio reconhece isso, por dizer que as Testemunhas de Jeová consideram esta passagem bíblica como uma figura de linguagem. Não é incomum nas Escrituras estas figuras de linguagem, bem como a sua personificação. Temos vários exemplos bíblicos, a sabedoria: Proverbios 1:20-33; 8:1-36, Mateus 11:19, Lucas 7:35. Outros exemplos que Paulo falou sobre pecado e a morte usando também várias figuras de linguagem: Romanos 5:14,17,21;6:12 e tantos outros exemplos que poderia mencionar. No entanto eu afirmo que não é só as Testemunhas de Jeová, outras dominações religiosas que não necessito mencionar, também não aceitam que o espirito santo seja uma pessoa.
Não entendi foi a sua explicação de que o espirito santo é Deus. Se assim o afirma então está a concordar com a doutrina da própria bíblia que afinal o espirito santo está em Deus, é um força que ele usa para a realização dos seus propósitos. Tenho conhecimento que você não gosta que mencione obras de referência publicadas pelas Testemunhas de Jeová, mas como fervoroso estudante da bíblia sinto-me tentado a mencionar uma explicação bíblica muito clara e sem preconceitos (talvez duvide isso na sua opinião) representada no dicionário bíblico “Estudo Perspicaz” volume 2, verbete “Espirito santo”. Eu sei que você tem acesso a esse dicionário de 3 volumes, e recomendo a ler essa explicação sendo que não necessito estar a colocar aqui.
Sendo assim a sua explicação não derrubou as doutrinas fundamentais da bíblia.
atenciosamente
Luís Araújo
Postar um comentário