terça-feira, janeiro 10, 2012

Tem problema quem não conhece Jesus?



Um dos papeis de todo cristão é pregar o evangelho. Levar a palavra de salvação para o mundo. Isso é bem estabelecido na igreja, poucos disputam a validade de tal papel. Mas algo que pouca gente dá atenção é como isso deve ser feito. Menos ainda se fala sobre as ferramentas para esse trabalho e nada sobre as formas táticas de se apresentar o evangelho. E por conta disso, temos por aí algumas frases que na minha opinião fazem mais mal do que bem à causa de Cristo.
Leia com atenção a frase do adesivo acima: "Tem problema quem não conhece Jesus”. Em um primeiro momento, essa frase não parece ter problema algum. E eu concordo. Existe até uma verdade bíblica embutida nesse texto. A propósito, tirei essa foto de um carro estacionado quando saíamos da academia. Não resisti. Também não conheço os donos, não sei qual linha protestante (se são protestantes) eles fazem parte nem com qual intenção eles colocaram isso aí. Estou analisando o texto em si mesmo, não as intenções deles (parece que hoje precisamos escrever isso toda vez que vamos fazer qualquer análise ou crítica da igreja).
Antes de falar sobre a verdade que existe nesse texto e o quanto é necessário de conhecimento para entendê-la, quero primeiro dizer o que acho de tão perigoso nessa frase.
Quando vamos comunicar o evangelho, devemos nos preocupar como a outra pessoa vai entender aquilo que estamos comunicando. Já falamos sobre o uso do “crentês”no evangelismo, mas estou nesse momento falando sobre como uma frase assim pode ser entendida por quem não é do meio cristão. Várias mensagens podem ser transmitidas. Por exemplo, que a pessoa que não conhece Jesus tem algum problema, pois pra não conhecer Jesus, algo de errado está acontecendo com você. Pode parecer pejorativo: eu sou melhor que você porque eu conheço Jesus, você não. Pode também transmitir a perigosa ideia que, se você vier pra Jesus, todos os seu problema serão resolvidos. Sua vida irá de vento em pompa, benção atrás de benção. Essa mensagem perigosa é a apresentada pelas várias igrejas da teologia da prosperidade, que enganam as pessoas em sua maioria gananciosas que estão ansiosas para serem enganadas com um tipo de evangelho que é bem diferente do bíblico. Não devemos e não podemos proclamar o evangelho dessa maneira.
Uma outra coisa que me incomoda nessa mensagem é que ela no máximo deixa a pessoa com um problema, mas sem uma dica de direção. Eu sou a favor de as vezes deixar uma pedra no sapato da pessoa e deixar que ela corra atrás da resolução. Quando fazemos evangelismo, dificilmente levamos a pessoa a fazer a famosa “oração do pecador pra aceitar Jesus”. Preferimos deixar o Espírito Santo trabalhar no coração daquele que recebe o evangelho e Deus irá cuidar da conversão. Mas acredito que só podemos deixar pedras nos sapatos quando estamos sendo claros sobre as coisas, não quando estamos transmitindo uma mensagem ambígua.
Agora, vamos falar sobre o componente de verdade que existe nesse adesivo. Quando conhecemos Jesus, o conhecemos de forma salvífica, nosso maior problema vai embora. A condenação que estava sobre nós é retirada e nos tornamos filhos de Deus. Esse é o grande problema que a pessoa que não conhece Jesus de forma salvífica tem. Mas reflita comigo. É isso que vem a mente do não cristão quando ele lê essa frase? É possível, mas pouco provável. Esse tipo de conclusão só pode ser acessada por aqueles que possuem um conhecimento mínimo de teologia cristã. A pessoa precisa saber que Deus é santo, que ela é uma pecadora, que o seu destino eterno seria o inferno por causa de seus pecados, que Jesus morreu na cruz por nós e ressuscitou ao terceiro dia e que ela precisa se arrepender de seu pecados e colocar sua fé em Cristo para sua salvação. Nenhuma dessas mensagens são transmitidas pelo adesivo, não temos como saber o quanto a pessoa sabe e o que ela vai pensar sobre o texto. Por isso, sejamos claros na transmissão do evangelho, usando nossa mente para pensarmos um pouco mais sobre o que queremos com o nosso evangelismo.
“Espere um pouco”, você pode estar pensando. “Mesmo que tudo o que você escreveu seja verdade, as pessoas ainda podem se converter lendo esse adesivo”. Isso é verdade. As pessoas podem ser converter lendo esse adesivo e não lendo esse adesivo. As pessoas são salvas nos lugares e nas situações mais inesperadas. A salvação vem do Senhor (Salmo 3:8). Mas isso não é desculpa para fazermos um trabalho ruim na transmissão do evangelho. Temos uma responsabilidade na nossa obra evangelística. Nossa responsabilidade é transmitir o evangelho e devemos fazer essa tarefa da melhor maneira possível. Converter é o trabalho de Deus.
Ainda bem que Ele converte as pessoas apesar das nossas falhas.

2 comentários:

Marcos Flud disse...

Não há nenhum problema com a frase, o problema é perder a salvação.

Marcos Flud disse...

Não há nenhum problema com a frase, o problema é perder a salvação.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...